Halloween- Lendas e Origens

outubro 29, 2016


Olá leitores, como vão? Bem, nessa semana de halloween não poderia deixar passar em branco sem um post sobre o tema né? Então decidi trazer aqui para o blog algumas hipóteses e teorias de como surgiu o halloween , como também algumas lendas que cercam este dia tão temido por muitos. Vem comigo!

O Halloween

Primeiro vamos falar de onde surgiu o Dia Das Bruxas, como é conhecido o Halloween aqui no Brasil. Esta festa tem origem inglesa, e um dos principais países que a comemoram são os Estados Unidos. Uma primeira história de como surgiu o Halloween tem início no ano 1745, na véspera do Dia de Todos os Santos, a tão conhecida Noite das Bruxas, que se dava entre o último dia do mês de outubro e o primeiro dia de novembro. Com o passar do tempo foram se adicionando elementos á esta festa, como as fantasias, as abóboras macabras, e esta lenda histórica foi se expandindo.

Uma segunda teoria é de que o Halloween teve origem ainda a cerca de 2300 anos atrás com o povo Celta. Dizia-se que, por ser o última dia de verão para estes povos, os espíritos saiam de sua covas e iam de encontro com os vivos, para possuir seus corpos. Na intenção de "assustar" estes espíritos e espanta-los, eram colocados nas portas das casas caveiras, ossos , etc.

Jack O'Lantern

Jack O'Lantern é o nome dado á abóbora iluminada que serve como decoração, dizia-se ainda que os celtas iluminavam estas abóboras para clarear o caminho das pessoas que poderiam ser visitados por seus parentes ou  receber o perdão daqueles que já fizeram sofrer.

Segundo o folclore, Jack era alcoólatra e no dia 31 de outubro bebeu muito além da conta e por conta disso o diabo veio buscar sua alma. Mas é claro que Jack não queria ir, então apontou uma cruz de prata para o diabo, que implorou para Jack o deixar ir, e jurou que não incomodaria mais Jack por dez anos. Mas Jack ainda o fez jurar que quando morresse, o diabo não pediria sua alma,dito e feito.

Tempos depois Jack morreu, por ser uma má pessoa, o céu não aceitou sua alma, e o diabo também nao. Preso aqui na terra, dizia-se que as lanternas de Halloween feitas em abóbora seriam a casa de Jack O Lanterna.

As Bruxas 

Bom, para finalizar, uma lenda muito conhecida do Halloween diz que, se reuniam nas duas mudanças de estação do ano, que seriam nos dias 30 de abril e 31 de outubro. Como uma boa lenda de bruxas, elas chegavam ao local onde se reuniriam em suas vassouras voadoras, e nestas festas era onde lançariam feitiços maldosos nas pessoas.

Algumas lendas dizem que para encontrar uma bruxa no dia de Halloween é preciso vestir suas roupas do lado avesso e andar de costas, assim a meia noite você verá então uma bruxa.


É isso ai galera, feliz Halloween!
Beijos

Recomendações

4 Comentários

  1. Olá!
    Sou apaixonada no halloween americano, quero muito ir pra lá um dia para vivenciar tudo aquilo, hahah.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber mais sobre o Halloween, eu não tenho muito contato com a data e pra ser bem sincera também não conhecia quase nada sobre. E acho que não quero encontrar bruxa nenhuma, vou ficar bem esperta para não andar pra trás nem vestir nenhuma roupa do avesso nessa data AHAHAHAHAHAHAH

    Beijos

    www.entrelinhaseparagrafos.com.br

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado do post de hoje. Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post, e se devo trazer mais deste conteúdo para o blog.

Ahh, e aproveite e deixe seu link, para que nós do AB possamos retribuir sua visita!

Subscribe