Não Entre em Pânico...

maio 25, 2017


Comemorado desde 2001, o Dia da Toalha é uma data simbólica para a comunidade nerd/geek em geral, pois presta homenagem a uma renomada obra da cultura nerd, O Guia do Mochileiro das Galáxias, do autor Douglas Adams.
“A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; Pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas do rio Moth;
Pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); Você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro;
E naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.
Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc.
Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito".
Em comemoração a essa data, resolvi trazer para vocês algumas indicações de filmes, séries, etc, para vocês conferirem. Vamos lá...

INDICAÇÕES


Livros...


Sinopse:


Um dia houve uma guerra tão definitiva que rompeu o mundo, e no girar da Roda do Tempo o que ficou na memória dos homens virou esteio das lendas. Como a que diz que, quando as forças tenebrosas se reerguerem, o poder de combatê-las renascerá em um único homem, o Dragão, que trará de volta a guerra e, de novo, tudo se fragmentará.

Nesse cenário em que trevas e redenção são igualmente temidas, vive Rand al'Thor, um jovem de uma vila pacata na região dos Dois Rios. É a época dos festejos de final de inverno - o mais rigoroso das últimas décadas -, e mesmo na agitação que antecipa o festival, chama a atenção a chegada de uma misteriosa forasteira.


Quando a vila é invadida por Trollocs, bestas que para a maioria dos homens pertenciam apenas ao universo das lendas, a mulher não só ajuda Rand e seus amigos a escapar dali, como os apresenta àquela que será a maior de todas as jornadas. A desconhecida é uma Aes Sedai, artífice do poder que move a Roda do Tempo, e acredita que Rand seja o profético Dragão Renascido, aquele que poderá salvar ou destruir o mundo.


Sinopse:


Caos, ódio e morte voltam a bater à porta da humanidade. No século XXVI, um grupo racista desenvolve uma super bactéria que mata seletivamente. Caberá a Peter Brose, político jovem, influente e bem intencionado, o desafio de salvar a humanidade de sua autodestruição. Entretanto, sua experiência de vida não o preparou para os fatos deploráveis que se seguirão. 

Legionella, primeiro livro da série Redenção, dá o pontapé inicial nesta trilogia de ficção científica com muita ação, suspense e imaginação. Ao mesmo que o mundo idealizado pelo autor tem a plausibilidade como principal característica, os personagens que nele habitam são únicos, e os caminhos que a obra segue são marcados pelo inesperado. 







Sinopse: 


Conheça Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas. 

O menino de olhos verdes, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais. 


Filme...


Baseada na obra do escritor J.R.R. Tolkien, em Senhor dos Anéis somos transportados para a Terra-Média, lugar onde habitam elfos, hobbits, anões, entre outros seres mágicos. Na história nós acompanhamos a jornada  do Hobbit Frodo, que recebe um anel mágico de seu tio, juntamente com a missão de destruí-lo e salvar a Terra-Média do Senhor do Escuro, Sauron.

A jornada do jovem hobbit é rodeada de muita ação, lutas, descobertas, novas amizades e de provação de sua capacidade de resistir a tentação e a todo o mal que emana do anel.

Gênero: Fantasia / Aventura


Lançado em 1999, Matrix é uma renomada trilogia de filmes de ficção científica que se passa em um mundo pós-apocalíptico. Nele a realidade que vemos hoje é apenas uma simulação interativa, e o que realmente está acontecendo com o mundo é que as máquinas, detentoras de inteligência artificial e auto consciência, travaram uma guerra com os humanos depois que os mesmo tentaram destruí-los.

Em meio a essa disputa, os humanos acabaram sendo utilizados pelas máquinas como fonte de energia e passaram a viver em cápsulas onde são induzidos a simulações, a Matrix. Os poucos humanos que escaparam desse estado de indução formaram a resistência, uma organização cujo objetivo é ganhar a guerra e destruir as máquinas.

Gênero:  Ficção científica / Ação


Séries...


Doctor Who teve o seu início em 1963, e mais tarde, em 2005, voltou as telas com uma nova versão. A série girá em torno do Doutor, que a primeira vista parece ser um humano comum, contudo, é um alienígena, membro de uma civilização de viajantes do tempo. 

Junto com a sua máquina do tempo/cabine telefônica, a TARDIS, o Doutor viaja pelo espaço/tempo, vivendo diversas aventuras e salvando civilizações da destruição.

Gênero: Ficção científica / Drama / Aventura


Baseada na série de livros do renomado autor, George R. R. Martin, Game of Thrones gira em torno da disputa pelo Trono de Ferro. Com sua trama cheia de intrigas, lutas pelo poder, amor ou honra, além de elementos sobrenaturais e a caracterização dos cenários e personagens inspirados na Idade Média, a série já se tornou um fenômeno, não só entre os fãs dos livros.

Gênero: Drama / Fantasia


Animes...


No anime nós acompanhamos o Ash em sua jornada para se tornar um mestre Pokemon. Nós o acompanhamos desde os seus 10 anos, quando ele ganha o seu primeiro Pokemon, o Pikachu, e continuamos a acompanhá-lo durante todas as suas aventuras, descobertas, novas amizades e inimizades. E durante todo esse percurso, descobrimos cada vez mais sobre o universo Pokemon e as batalhas entre ginásios.

Gênero: Aventura / Fantasia


Para quem não conhece a história do Death Note, ela se baseia no mangá/anime, de mesmo nome, criado pelo Tsugumi Ohba e o Takeshi Obata. Na história o Yagami acaba encontrando um caderno onde ao escrever o nome de uma pessoa nele, essa pessoa acaba morrendo. Ao perceber o poder do caderno, o Yagami acaba assumindo o codinome de Kira e decide se tornar um justiceiro, colocando o nome de diversos criminosos no caderno. Contudo, essas mortes não passam despercebidas e antes que ele perceba o L, maior detetive do mundo, começa a investigá-lo para descobrir a sua verdadeira identidade e como ele está causando essas mortes.

Gênero: Ação / Suspense / Sobrenatural

Recomendações

2 Comentários

  1. Olá!
    Eu tenho o Guia do Mochileiro da Galáxia mas nunca parei para lê-lo... confesso que a premissa não me chama atenção apesar de sempre ver boas recomendações.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mô

      Eu não tenho o Guia do mochileiro das Galáxias e até o momento, também não o li. Mas como ele é uma referência na cultura nerd, eu pretendo ler ele um dia, só pra saber o que de tão especial tem nele.

      Beijos!!

      Excluir

Espero que tenha gostado do post de hoje. Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post, e se devo trazer mais deste conteúdo para o blog.

Ahh, e aproveite e deixe seu link, para que nós do AB possamos retribuir sua visita!

Subscribe