Resenha #76 - Tudo e Todas as Coisas

junho 13, 2017


Classificação:
★★★★
Título: Tudo e Todas as Coisas
Volume Único
Gênero: Romance / Drama
Autora: Nicola Yoon
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304
Ano: 2016

Sinopse:

"Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre."

Resenha:

Por diversas vezes me deparei com esse livro. Nas primeiras vezes achei que era mais um daqueles livros de colorir que tanto estavam fazendo sucesso, mais tarde descobri que não era esse o caso, contudo, continuei sem interesse de lê-lo, por isso o ignorava sempre que o via. Mal sabia eu que futuramente me arrependeria de não ter lido antes.

Tudo e Todas as Coisas é uma leitura fluida e divertida, cuja história encanta os leitores por ser recheada com um romance doce e singelo, com dramas familiares, e com medos, inseguranças e descobertas, característicos dessa fase de transição de jovem para adulto.

Ler esse romance foi uma experiência gostosa, que em alguns momentos me fez suspirar de amores e em outros me fazia pensar e refletir sobre a vida. Nesse contexto, acredito que a escolha da autora em construir a história narrando-a em primeira pessoa, foi uma decisão sábia, pois isso faz com que nos aproximemos ainda mais da personagem principal e nos identifiquemos  com os dramas e percalços de sua vida.


"Às vezes você faz as coisas pelos motivos certos e outras pelos errados.
 Há ainda aquelas vezes em que é impossível saber a diferença."

A história gira em torno da Madeline, ou se preferir, Maddy. Em primeiro instante conhecemos um pouco sobre quem é a Maddy e sobre a sua rotina, um tanto diferente dos jovens com a mesma idade que ela (18 anos). Acontece que ela possui uma doença muito rara chamada IDCG (Imunodeficiência Combinada Grave) que a torna alérgica a basicamente tudo. Por esse fato, ela passa todos os seus dias dentro de casa, onde tudo é filtrado, desde o ar que ela respira até alimentos, roupas, entre outras coisas. Ela não pode ter acesso ao ambiente exterior, pois isso poderia ser fatal para ela, e as únicas pessoas a quem ela tem acesso são a sua mãe, sua enfermeira, Carla, e de vez em quando, um ou outro professor que tem permissão de dar aulas a ela em casa. A propósito, ela cursa arquitetura.

Por ter passado toda a sua vida nessas condições, nós a descobrimos como uma pessoa calma, doce e conformada com a sua condição, afinal, ela não conhece nada do mundo lá fora e portanto, não tem do que sentir falta. Para ela, a relação que ela tem com a mãe e com a Carla, já basta. É claro que ela gostaria de interagir com outras pessoas, mas ela não cria problemas por não poder.

Isso tudo muda quando ela conhece o seu novo vizinho. Diferente dela, o Olly é mais extrovertido, desinibido e um pouco metido. Ele acaba de se mudar para a casa em frente e a vê na janela observando ele e a sua família. Depois de terminada a mudança ele tenta conhecê-la mas é barrado pela mãe dela. Como ele não é do tipo que desiste fácil, ele dá o seu jeitinho e logo eles começam a conversar por mensagens.

De pouco em pouco, a Maddy acaba se apegando ao Olly. Ele desperta sentimentos que ela nunca sentiu e revive nela a vontade de conhecer o mundo lá fora. É claro que a mãe dela nunca deixaria que isso acontecesse, ela não suportaria perder a sua filha, mas a Maddy não pode mais viver desse jeito, para ela, isso não é viver.

"Eu era feliz antes de conhecê-lo. Mas agora estou viva, e isso não é a mesma coisa."

Uma das coisas que gostei nessa história é que apesar de ela tratar em seu enredo de uma doença bem complicada, a autora optou por dar um tom mais leve ao livro, não deixando-o se tornar uma história pesada e triste. O foco principal do livro está na evolução e transição da personagem principal, portanto, por toda a obra vemos a autora intercalar momentos divertidos e doces, com momentos mais sérios.

Além disso, outros fatores que me chamaram a atenção na história foi a evolução dos personagens, Maddy e Olly, que é bem visível no decorrer da história, e também o desfecho do livro, que devo confessar, me surpreendeu muito. Eu não esperava essa conclusão da autora, mas de certa forma gostei.

"Tudo é um risco. Não fazer nada é um risco. Você decide."

Quanto a diagramação, não posso dizer como é o livro físico, mas posso dizer, pelo que percebi durante a leitura do e-book do livro, que ele deve ser encantador, pois o e-book já é muito fofo, cheio de desenhos, listas, recados, resenhas, e-mails, entre outras coisas, que vem para ilustrar e acrescentar na história. 

Pensando em demonstrar um pouco do que vocês podem encontrar durante a leitura do livro, coloquei algumas dessas ilustrações durante a resenha, como já devem ter percebido.

E antes que eu esqueça de comentar, o livro também conta com uma adaptação para os cinemas que pode ser conferida essa semana (aqui na cidade onde moro, já começou a pré estreia). Confiram o trailer do filme...


Espero que tenham gostado da resenha de hoje. Me contem nos comentários o que acharam da história e da resenha.

Até a próxima!!

Recomendações

30 Comentários

  1. Olá!
    Eu dei a mesma nota para esse livro, hahah. Eu gostei bastante da história, mas o que me deixou um pouco triste foi o final, achei bem previsível, acredita? Eu ainda falei com o meu namorado o que eu esperava do final e aconteceu.
    Adorei a sua resenha. Realmente, a personalidade dos personagens chama atenção e a evolução deles chega a ser palpável :D

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mô

      Verdade, demos a mesma nota ao livro kkk. Que pena que não tenha gostado do final do livro.
      Fico feliz que tenha gostado da minha resenha, também gostei da sua :)

      Beijos!!

      Excluir
  2. Oi Nahh, tudo bem? Eu só vi a adaptação e gostei, embora não tenham desenvolvido bem alguns aspectos da trama, daí acabei com vontade de ler o livro!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, estou bem e você?

      Eu recomendo que leia o livro, eu gostei bastante. Quanto ao filme, não posso falar muito a respeito pois ainda não o assisti. Mas pretendo fazê-lo em breve.

      Beijos!!

      Excluir
  3. Ainda não li o livro, mas acho a história sensacional... Quero muito!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raiane
      Leia o livro sim, a história é envolvente e muito gostosa de se ler.
      Beijos!!

      Excluir
  4. Oiiii
    É meu tipo de gênero preferido nunca tinha visto antes nem chegado a ouvir sobre mas eu fiquei bastante curiosa no livro,Amei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alzinete
      Que bom que gostou da indicação, espero que goste da leitura. E que interessante que você não tinha ouvido falar dele, pensei que todos já tinham ouvido falar...
      Beijos!!

      Excluir
  5. Oiii! Ai, eu sou louca pra ler esse livro desde que saiu! A capa ~ original ~ sempre chamou tanto a minha atenção. Mas sabe o que é sempre acabar jogando pra escanteio quando apareciam livros que queria mais? Agora tenho me arrependido disso também. Não consigo achar a capa que eu quero e sei lá, ao mesmo tempo que estou empolgada para ler, tenho receio. Coisa de doida haha
    Amei sua resenha! Parabéns, beijos.

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raíssa
      Te entendo muito bem, quando ouvi falar do livro também deixei ele meio de lado e fui ler outras coisas, mas que bom que finalmente consegui adicioná-lo a minha lista de lidos.
      Espero que consiga encontrar a capa que você quer e que se divirta com a leitura.
      Beijos!!

      Excluir
  6. Olá
    Tenho uma certa queda por livros que tratam de doenças, principalmente quando são tratadas de maneira natural, e não com aquele desespero de causa como acontece com livros sobre depressão.
    Não sou tão fã de romances e dramas adolescentes, mas acho que daria uma chance a esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniele
      Espero que você dê uma chance a esse livro sim e que se encante com a leitura como eu. Ao contrário de você, não sou muito fã de livros que tratam de doenças, mas adorei a leveza como que a autora trata isso no livro.
      Beijos!!

      Excluir
  7. Heeey! Eu quero muito ler esse livro!! Já li tantas resenhas que acho que ja sei o livro todo haha mas quero ter minha experiencia com ele. São muitos os elogios a respeito dele e agora que tem o filme, o livro ficou mais conhecido ainda. O que aumenta minha curiosidade, mas so vou assistir quando eu ler.
    Abraços. Parabéns pelo post.
    diarioleitorblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Douglas
      Entendo muito bem como é esse negócio de ler e ouvir falar tanto de um livro que dá a sensação de que já sabe de tudo kkk
      Espero que goste da leitura e que ela satisfaça as suas expectativas.
      Beijos!!

      Excluir
  8. Olá! Eu também sempre ignorava esse livro, só fui realmente saber sobre o q se tratava quando saiu o filme hhahaha e logo de cara me lembrou o que? Jimmy Bolha, lembra desse filme?
    Claro que deve ter muuuitas diferenças mas isso me fez querer ler/ver o filme hahaha
    Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline
      Lembro desse filme, sim kkk
      Acho que dá pra dizer que a personagem principal vive em uma bolha também, mas a diferença é que esse está mais para um romance adolescente :D
      Espero que goste da leitura e do filme.
      Beijos!!

      Excluir
  9. Adorei sua resenha principalmente da história ela é bem interessante e tudo bem detalhado,gostei da sua recomendação com certeza irei ler e te conto o que eu achei,vi o trailer do filme e gostei muito.beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      Que bom que gostou da minha recomendação, espero que goste da leitura. Estarei esperando a sua opinião sobre o livro ;)
      Beijos!!

      Excluir
  10. Olá tudo bom? Bem eu sendo vendo sobre esse livro em vários blogs e todos falam que ele é otimo, vou procurá-lo em PDF para ler pá na minha CIDADE não tem livraria �� tenso mas tudo bem kkkk em relação a sua resenha eu adorei ficou muito bem explicado e me deu mais vontade ainda de ler o livro kkkk só de pender na moça trancada todos os dias na casa da uma agonia mas quero muito saber como essa historia termina no final

    -Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stheffany, estou bem e você?
      Fico muito contente que tenha gostado da minha resenha e que ela a tenha instigado ainda mais a ler o livro. Espero que aproveite bastante a leitura e que ela consiga te encantar.
      Beijos!!

      Excluir
  11. Olá, tudo bem?
    Já li esse livro, e amei! Assim como você, pensei que fosse uma história triste, mas ainda bem que não, hahaha. Ainda não assisti, mas quero muito e pretendo ler outros livros da autora também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Esther, estou bem e você?
      Que legal saber que você já leu o livro e também gostou dele. Eu também não assisti o filme ainda, mas espero fazê-lo futuramente.
      Beijos!!

      Excluir
  12. Uau! parece ser um baita livro, eu vi muitas fotos dele no instagram mas nunca parei para ler mesmo sobre o que era sabe, agora lendo sua resenha fiquei super afim de ler, essa coisa da doença que tira total imunidade, parece ser fofamente tenso! hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      Que bom que gostou do livro e que a minha resenha tenha conseguido te instigar a ler o livro. Espero que aproveite bastante a leitura.
      Beijos!!

      Excluir
  13. Oi, Nahh, enquanto lia sua resenha, me lembrava de um filme no qual um garoto vivia em uma bolha. No caso do menino, ele não tinha sistema imunológico e podia morrer se tivesse contato de qualquer bactéria. Não conhecia a história desse livro, gostei muito igualmente.

    Ah, o filme chama-se Jimmy Bolha.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Oi Rob
    Eu não tinha associado a situação da Maddy com esse filme, Jymmy Bolha, mas realmente, o fato de ambos não poderem ter contato com o mundo externo é semelhante. Que bom que gostou da história. Obrigado pela visita.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Tenho visto tantas pessoas falarem desse livro que tenho ficado receosa em lê-lo. Mas sua resenha me instigou e vou por na lista.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelane
      Que bom que consegui te instigar a ler o livro, espero que aproveite bastante a sua leitura.
      Beijos!!

      Excluir
  16. Nossa, que enredo interessante! Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas pela sinopse (e pelo que você fala em sua ótima resenha), acho que vou gostar. Imagino, mesmo na leveza, ele deva evocar diversas questões sobre o que é a vida e o que é fazer parte do mundo...
    Ah! Aproveito para dizer que adorei também o comentário que você deixou lá em meu blog! ;)
    Beijos
    https://teofilotostes.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Que bom que gostou da resenha e da proposta do livro. Espero que aproveite a sua leitura.
      Quanto ao que disse, sim, o livro possui um leveza ao tratar de um tema tão sério que é a doença da Maddy, mas também toca em outros aspectos do cotidiano de qualquer pessoa, dos problemas que temos em nossa vida.
      Beijos!!

      Excluir

Espero que tenha gostado do post de hoje. Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post, e se devo trazer mais deste conteúdo para o blog.

Ahh, e aproveite e deixe seu link, para que nós do AB possamos retribuir sua visita!

Subscribe