Resenha - Pétalas

maio 30, 2018


Escrever essa resenha foi um certo desafio, pois sua história é bem curtinha. Desta forma, qualquer coisa que eu disser a mais pode acabar se tornando um spoiler. Além disso, Pétalas é uma HQ sem falas, de forma que a sua interpretação se dá apenas pelas ilustrações.

Apesar disso, como era o meu trabalho trazer essa resenha aqui para o blog, sentei na cadeira e comecei a pensar em como explicar para vocês as impressões que tive ao ler a HQ.

Vamos lá...
Pétalas é uma HQ sem palavras, mas com muito a dizer.
Pétalas se passa em um inverno rigoroso e vai contar a história de uma família de raposas que acaba conhecendo um pássaro viajante e o acolhendo em sua casa.

Durante o curto período de tempo que passam juntos, eles acabam se conhecendo mais. E para a surpresa das raposas, a breve passagem do gentil pássaro por suas vidas acaba os marcando profundamente.


Como um dos próprios autores da HQ comenta, criar uma história sem falas é com certeza um desafio, pois toda a mensagem passada deve ser contada através das expressões e ações dos personagens. E nesse ponto, na minha humilde opinião, acredito que eles conseguiram um resultado excelente.

Através das expressões dos personagens conseguimos ver bondade, gentileza, simpatia, preocupação e tristeza. Através das suas ações conseguimos criar empatia pelos personagens e construir ao redor deles o que imaginamos ser a sua real personalidade, o que está intrínseco em seus corações. E através das suas cores, podemos desvendar mais sobre os sentimentos de cada cena e a sua intensidade.

Para mim, pétalas é uma história doce e delicada, e ao mesmo tempo forte e marcante. Ela fala sobre bondade, sobre ajudar ao próximo, sobre a forma como encaramos as adversidades que aparecem em nosso caminho, sobre como algumas pessoas marcam a nossa vida e mudam o rumo do nosso futuro,  e também sobre perda e esperança.


Com relação a parte de diagramação e traço da HQ, tenho que dizer que não entendo nada, portanto, não posso entrar muito em aspectos mais técnicos. O que posso dizer é que achei a arte muito bonita e meiga, do tipo que faz você dizer "ohhh, que fofo" kkkk. Também gostei muito da paleta de cores utilizadas, em alguns momentos com tons suaves e em outros com tons vibrantes

Ahh, e é claro que não poderia deixar de comentar sobre essa capa, que é simplesmente encantadora e remete muito bem a história que é contada nas páginas a seguir.


Como bônus para os seus leitores, o final da HQ ainda trás alguns extras bem interessantes. Um deles sendo uma galeria de ilustrações, que mostra os personagens da história sobre uma visão diferente, de outros artistas. E o outro extra, onde os autores contam um pouco sobre as suas experiências e processos para a produção da obra.

Ahh, e tem mais uma curiosidade bacana... os autores da HQ são brasileiros. Portanto, aqui está mais um motivo para conhecer essa história e prestigiar essa obra nacional.

FICHA TÉCNICA

Nota do crítico: ★★★★
Título: Pétalas
Outros títulos: ------
Volume: Único
Capítulos:  ------
Gênero: Drama / Ficção
Autor/Organização: Gustavo Borges e Cris Peter
Editora: Marsupial / Tambor Quadrinhos
Selo: Jupati Books
Páginas: 56
Ano: 2015
Sinopse: Pétalas conta a história de uma família de raposas cuja vida é transformada pela chegada de um estranho visitante durante um rigoroso inverno.




Recomendações

2 Comentários

  1. Ah que legal, parece ser bem interessante :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monyque
      Sim, apesar de curta, a história é muito bonita. Super recomendo.
      Beijos!!

      Excluir

Espero que tenha gostado do post de hoje. Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post, e se devo trazer mais deste conteúdo para o blog.

Ahh, e aproveite e deixe seu link, para que nós do AB possamos retribuir sua visita!

Subscribe