Resenha - Bidu: Caminhos

agosto 15, 2018


Infelizmente, ainda não criei o hábito de ler HQ's ou mangás, mas como hoje é o dia da categoria Animes/HQ's e a minha tarefa é trazer conteúdos para o entretenimento de vocês, vamos ao trabalho...

Para hoje, decidi trazer mais uma resenha de uma HQ nacional, dessa vez, de um personagem já conhecido por muitas pessoas, o Bidu. Porém, sua história sendo contada sob uma nova perspectiva, por outros autores.
Uma aventura cheia de problemas, surras, desvios de rota, chuva, cachorros, decisões difíceis e ternura. 
Essa é uma frase que está na capa da HQ e que resume muito bem essa história...


Bidu: Caminhos conta a história de dois personagens icônicos do cartunista Mauricio de Souza, o Bidu e o Franjinha. Conta a história de como eles se conheceram, só que reinventada pela perspectiva dos autores Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho.

Seu enredo é repleto de altos e baixos, idas e vindas. Cheio de aventura e muita fofura. E, o que a olhos desatentos pode ser apenas uma historinha fofa e divertida, para olhos mais atentos, se mostra umas história cheia de aprendizados sobre a nossa própria realidade. Sobre como nossa vida é uma rota desconhecida, onde nos deparamos com diversas encruzilhadas que podem nos levar a caminhos nunca antes imaginados. Sobre as pessoas que encontramos no decorrer da vida e como elas nos impactam e nos influenciam. E também sobre as nossas escolhas, que delimitam quem somos e quem seremos no futuro.
O que você acha importante agora, não será necessariamente o mesmo no futuro.
— HIStory 2: Right or Wrong
Essa frase não tem nada a ver com essa HQ, mas achei que daria um bom complemento ao meu comentário sobre escolhas ;)


E o que dizer da arte dessa HQ?... Ela é simplesmente MARAVILHOSA. Encantadora aos olhos!!

Não só o desenho é muito bonito e meigo, mas também expressivo. Nós podemos ver inocência, medo, tristeza e felicidade, impressas em cada uma das feições dos personagens. Com destaque para o Bidu, que ganhou um traço muito fofo e doce, que nos faz querer "guardá-lo em um potinho".

Além disso, quero dar destaque também aos cenários e as cores da HQ. Aos cenários por serem ricos em detalhes que nos instigam a investigar cada uma das páginas, cada um dos quadros, para não perder nenhum detalhe escolhido pelos autores para a composição. Também a pintura, por sua paleta recheada de cores e tonalidades. A cada nova página, vemos uma nova combinação de cores, efeitos e texturas, escolhidos para ressaltar cada uma das etapas da jornada do Bidu e do Franjinha.
Obs.: estou abrindo aqui esse espaço para dizer, novamente, que não entendo de termos e aspectos técnicos de uma HQ, por isso, sinto muito se deixei algo passar ou se não consegui expressar bem as minhas impressões sobre ela.
Juro que tentei meu melhor. Espero ter conseguido expor para vocês o quão incrível é essa HQ.

E para finalizar, a HQ ainda temos uma parte extra, super especial, onde podemos acompanhar e conhecer as etapas de produção da HQ, com diversos rascunhos e fotos de referência para os cenários. 

Esse finalzinho também conta com uma parte onde podemos conhecer mais sobre a história de como surgiu o personagem Bidu (personagem criado pelo Maurício de Souza), que inspirou essa HQ. Além de, é claro, não poderia faltar, a apresentação dos autores Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho, ambos mineiros.

FICHA TÉCNICA

Nota do crítico: ★★★★★
Título: Bidu - Caminhos
Outros títulos: ------
Volume: #1
Capítulos: ------
Gênero: Aventura / Drama / Ficção
Autor/Organização: Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho
Editora: Panini Comics
Selo: ------
Páginas: 84
Ano: 2014
Sinopse: Em Bidu – Caminhos, os autores Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho reimaginam a forma como Bidu e Franjinha - os dois primeiros personagens criados por Mauricio de Sousa - se tornaram melhores amigos. Uma aventura cheia de problemas, surras, desvios de rota, chuva, cachorros, decisões difíceis e ternura.




Recomendações

2 Comentários

  1. Olá Nahh!!!
    Eu amo HQs, pois foi como aprendi a ler e principalmente quando vejo algo ligado ao Maurício.
    Eu conheci ele pessoalmente e imagina minha alegria de fã que quando tinha 3 anos começou a ler seus quadrinho e conheceu um dos seus maiores ídolos.
    Eu achei super linda a estrutura da HQ e como ela é bem construída mesmo sendo outros autores que deram uma roupagem para os personagens do Maurício de Sousa.
    Adorei tudo e eu enchi de lágrimas meus olhos ao ver só pequenas cenas da HQ S2

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa
      Que bacana que você gosta de ler HQ's, já sei quem vai me fazer indicações kkk
      E que máximo que você conseguiu conhecer o seu ídolo. Parabéns menina!
      Eu amei demais essa HQ, muito linda. Se você não leu, leia.

      Beijos!!

      Excluir

Espero que tenha gostado do post de hoje. Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post, e se devo trazer mais deste conteúdo para o blog.

Ahh, e aproveite e deixe seu link, para que nós do AB possamos retribuir sua visita!

Subscribe