Crítica - School 2013

janeiro 03, 2019


School 2013, também conhecido como School 5, provavelmente é um dos primeiros dramas colegiais que assisti, que não transita no gênero romântico. Mesmo fugindo desse gênero, que costumo assistir, ele traz um enredo muito interessante, cheio de problemáticas, debates e aprendizados, que me prenderam a história e fez com que eu fosse me apaixonando aos poucos pela trama.

Esse foi um dos dramas que eu havia baixado há alguns meses atrás no notebook e que acabei esquecendo de assistir. Confesso que não tinha muitas expectativas com relação ao dorama, apenas tinha feito download porque, na época, tinha colocado na cabeça que queria assistir todos os dramas em que o ator Lee Jong Suk atuou. Contudo, para minha surpresa, acabei gostando bastante de sua história e me surpreendendo com as temáticas retratadas em seu enredo.


A história de School 2013 se passa no Escola Seungri e foca nos alunos e professores da classe 2-2, que, ao que parece, é uma das turmas que mais causa problemas.

Como a história não gira em torno de um personagem específico e sim, de toda uma classe de aula, somos apresentados a muitos personagens, o que pode complicar para se localizar no início. Mas apesar disso, ao contrário do que eu esperava, eles conseguiram trabalhar muito bem com tantos personagens, dando um certo destaque e problemática para a história da maioria deles.


No comando dessa turma, está a professora temporária de língua coreana, Jung In Jae (Jang Na-ra), e o professor Kang Se-Chan (Daniel Choi), famoso por ser o melhor professor de Gangnam. Apesar de terem, tanto métodos quanto perspectivas diferentes quanto ao que é mais importante para os alunos, juntos eles terão um grande papel na vida de cada uma das crianças que fazem parte da classe 2-2.

O interessante desses dois é que, não somente eles representam o papel dos professores na vida dos estudantes e o valor dessa profissão, mas também eles representam perspectivas completamente diferentes, um presa por ensinar o aluno não somente no âmbito das matérias escolares mas também sobre a vida e sobre princípios, o outro é mais pragmático e presa apenas por transmitir o conhecimento necessário para os alunos passarem no vestibular. Não sei dizer se algum deles estava necessariamente errado, mas me fez pensar com qual das perspectivas eu concordava mais.

Aproveitando que estou falando sobre os professores, gostaria de dar destaque a professora Jung, por sua personalidade e sua força. Ela é a que mais se preocupa com os alunos, a que mais luta por eles e acredita neles. Ela tem fé em seus 'pupilos' até mesmo quando todos em volta e até mesmo quando os próprios alunos não acreditam.


School 2013 é um drama que chama bastante atenção principalmente por suas diversas temáticas apresentadas. Aqui vi retratado assuntos como: o valor de uma amizade verdadeira, que pode ser o único fio de esperança para alguém não se 'perder' de vez; a influência da família dos alunos, que surte efeito em sua personalidade, que pode ser algo como agressividade, egoísmo, ou moral deturpada.

Também aborda temas como: alunos problemáticos em sala de aula e como os professores lidam com isso; pressão psicológica nos alunos para terem boas notas e entrarem em boas universidades; a questão do que é mais importante,  estudar apenas para passar no vestibular ou realmente aprender algo, aprender a pensar por si mesmo. E até alguns temas mais polêmicos como suicídio

Acredito que esses são os maiores motivos por eu ter gostado desse drama, por ele retratar e debater assuntos que são tão interessantes e importantes.


Ahh, e é claro que eu não poderia terminar essa crítica sem deixar de citar que esse dorama conta em seu elenco com a participação dos 'meus queridinhos' atores  Lee Jong Suk e Kim Woo Bin. Essa dupla é para guardar no coração!!

A propósito, gostei bastante dos personagens dos dois e a história deles. É uma história de amizade muito bonita, que acredito que irão gostar.


Enfim... School 2013 está mais que recomendado para vocês assistirem. Os personagens as vezes podem ser um tanto como 'adolescentes irritantes', mas, tirando isso, o enredo do dorama é muito bom. Vale a pena conferir.
FICHA TÉCNICA   

Nota do crítico: ★★★★☆♡
Título original: 학교 2013
Origem: Coreia do Sul
Gênero: Drama / Escolar
Temporadas: 1
Episódios: 16
Duração: cerca de 1h
Trailer: Clique Aqui
Direção: Lee Min Hong, Lee Eung Bok
Ano: 2012
Sinopse: Esta série é uma adaptação do famoso seriado escolar que foi ao ar em 1999 a 2002. Será focada em retratar temas realistas, brigas e dilemas da juventude de hoje. A história se passa na escola Seungri, uma escola problemática, que têm alunos do mais qualificado até o problemático. School 2013 mostra diferentes histórias de professores e alunos enquanto eles crescem através de conflitos e compromissos de vida.



Recomendações

2 Comentários

  1. Olá Nahh!!!
    Adoro quando você traz um dorama pra gente conhecer e saber mais, eu admito que os doramas de School pra mim sempre passaram despercebidos porque não me atraiam muito porém gostei da perspectiva que esse traz e como estou me formando na área de licenciatura esse lado de ensinar fica sempre um questionamento nas nossas aulas.
    Amei que tem nossos queridinhos aí, e tenho uma recomendação de drama pra ti pois não sei se você viu "The Great Seducer"?? Se não viu, eu super recomendo ;)

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa
      Sim, também adoro trazer esses doramas aqui pro blog. Queria ser capaz de trazer mais.
      Que bacana que você está se formando em licenciatura. Espero que se dê bem na área.
      E muito obrigado pela recomendação. Ainda não assisti esse dorama, então... está mais que anotado aqui para assistir em breve♥

      Excluir

Espero que tenha gostado do post de hoje. Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post, e se devo trazer mais deste conteúdo para o blog.

Ahh, e aproveite e deixe seu link, para que nós do AB possamos retribuir sua visita!

Subscribe