Resenha #111 - O Médico da Humanidade e A Cura da Corrupção

fevereiro 25, 2019


Em O Médico da Humanidade e a Cura da Corrupção, Augusto Cury nos leva numa viagem ao passado junto com Napoleão, um criminalista muito famoso que se tornou político e agora é candidato a presidência do país, e o sábio H que tem o poder de voltar ao passado e acompanhar diversos acontecimentos históricos. 

Napoleão conhece H em um voo turbulento, onde H começa a fazer alguns questionamentos sobre a vida de Napoleão que o deixa muito confuso e reflexivo. 
A felicidade só é sustentável se for inteligente.
A habilidade de H em trazer uma reflexão sobre como Napoleão está vivendo sua vida, o que ele deixou pra trás, no que se tornou na corrida ao poder e mostrar pra ele como conseguir sair desse ciclo de corrupção em tantos aspectos da vida é fascinante. H também não tem pudor em "jogar na cara" do político os seus erros, falhas e o que isso provocou nas pessoas a sua volta.

É doloroso acompanharmos Napoleão enquanto ele leva tantos "tapas" ao enxergar o que antes não conseguia, enxergar a maneira vã em que estava levando sua vida, deixando o que realmente importa de lado. 
Muitos homens querem ser empresários, muitos empresários querem ser políticos, muitos políticos querem ser reis, muitos reis querem ser deuses, mas raramente um homem quer ser um simples ser humano. A humanidade estava perdendo a sua essência.
E H leva essa reflexão ao candidato a presidência, visitando alguns ícones da nossa história, no passado e o mostrando como isso pode o ajudar a ser alguém melhor e então se tornar um presidente de que o país realmente precisa. 

Eu simplesmente fiquei apaixonada pelo livro, gosto muito dos livros do autor e novamente ele não deixou a desejar, o livro é cheio reflexões maravilhosas e "tapas na cara" daqueles que a gente precisa as vezes sabe?! 



E em especial nesse livro, que ele nos leva a pontos muito importantes da história, nos contando detalhes de acontecimentos históricos enquanto nos ensina de maneira leve e instigante como a mente humana pode ser incrível para nos fazer melhores como para nos fazer piores, independentemente das circunstâncias, é encantador. 
O homem cujo avião havia se chocado contra os Alpes franceses, que havia sido quase degolado por Robespierre, quase fuzilado por Himmler, experimentara agora a fúria de um predador, quase fora devorado.
Augusto Cury tem sua própria maneira de escrever, não convencional como vemos em romances normalmente, mas porque essa não é a "praia" dele, então os diálogos banais do dia a dia que podemos ver em alguns trechos do seu livro ficam um pouco mecânico, ou com uma falta de jeito. Já os diálogos em que está passando algum ensinamento, mostrando uma teoria, soa como música e abre nossa mente, ele tem um talento especial pra isso, muito hábil com as palavras ao nos fazer pensar.
Ter não é ser, meu caro. Na matemática financeira, quem tem um milhão de dólares é mil vezes mais rico do que quem tem mil dólares. Mas, na matemática da emoção, mil dólares podem gerar mais segurança do que um milhão, uma casa pode produzir mais conforto do que dez. Numa existência anônima, mas regada de significado, podemos conquistar aquilo que o dinheiro não consegue comprar e que o poder não consegue conquistar.
São tantos trechos impactantes no decorrer da trama, que dá vontade de colocar todos aqui! Sério gente, Augusto Cury derrama sabedoria nessas páginas, como é de praxe em seus livros, convenhamos. Vale muito a pena ler essa obra! 
A massa tende a votar em super-heróis. Em candidatos que vendam a ideia de que são salvadores da pátria. Maximilien de Robespierre e Hitler foram dois salvadores da pátria. Foram dois terroristas de Estado.
FICHA TÉCNICA  

Nota do crítico: ★★★
Título: O Médico da Humanidade e A Cura da Corrupção 
Série: ------
Volume: Único
Gênero: Drama / Ficção 
Autor/Organização: Augusto Cury 
Editora: Planeta Brasil 
Selo: ------
Páginas: 256
Ano: 2016
Sinopse: A humanidade, em particular o Brasil, está em chamas devido à corrupção. Mas como ela se instala na mente humana? Todo ser humano tem vampiros mentais capazes de asfixiá-lo, como o orgulho, a ira, a inveja, o ciúme, a dissimulação, a ambição e a necessidade neurótica de ser o centro das atenções. Esses vampiros costumam ser imperceptíveis aos hospedeiros, embora os destruam. Este impactante romance histórico-psiquiátrico mostra como esses vampiros se alojaram na mente de um poderoso político, um líder considerado incorruptível. O homem rejeita a ideia de estar doente até deparar-se com o misterioso H, o médico da humanidade. Para diagnosticar suas fraquezas, H o leva a viajar pela história e a conhecer a formação da personalidade do sociopata Hitler, a prática da guilhotina na Revolução Francesa, a negação de Pedro a Cristo, o julgamento de Sócrates. No decorrer dessas viagens incríveis, o líder fica assombrado ao descobrir que está sangrando pelos vampiros da corrupção. AUGUSTO CURY, psiquiatra e escritor publicado em dezenas de países, cujos romances estão ganhando as telas do cinema, cria neste livro um personagem capaz de emocionar e de desmontar as maiores convicções do leitor. Prepare-se para se surpreender.



Recomendações

6 Comentários

  1. Nossa, faz tempo que não leio nada do autor e sinto falta.
    Não conhecia esse. Mas já adicionei na minha lista de desejados e espero iniciar a leitura futuramente <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Leia sim, é incrível, muito aprendizado.

      Beijos

      Excluir
  2. Oi!
    Eu não sou muito fã de livros reflexivos, geralmente passo bem longe mas já ouvi falar muito do autor e queria conhecer melhor suas obras.
    Beijo!

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Jana!!!
    Bem, eu li apenas um livro do Augusto e é um que marcou muito minha vida. Porém, mesmo o autor tendo me tocado uma vez nunca dei uma chance a seus outros livros, mas esse me deixou de certa forma curiosa principalmente com esse último quote colocado do mesmo.
    Um dia quem sabe eu dê mais chance ao autor e acabe gostando dele tanto quanto você ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isa,

      Esse livro é especialmente cheio de ensinamentos show de bola pra vida.

      Beijos

      Excluir

Espero que tenha gostado do post de hoje. Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post, e se devo trazer mais deste conteúdo para o blog.

Ahh, e aproveite e deixe seu link, para que nós do AB possamos retribuir sua visita!

Subscribe