Dr. Stone: um mundo pós-apocalíptico de pedra e a revitalização da humanidade por meio do poder da ciência

agosto 26, 2019


Conceituado como um dos animes mais aguardados da última temporada, Dr. Stone não decepcionou com sua adaptação em animação. Ainda em período de desenvolvimento, a obra segue com os lançamentos semanais dos episódios, às sextas-feiras. Inicialmente somos apresentados a dois personagens, Senku e Taiju, que regem o desenvolvimento inicial e processual da história.


A petrificação generalizada (ou quase)

Um mundo normal, com pessoas que vivem seus cotidianos da forma mais trivial possível. Inicialmente centrado numa pegada mais colegial, alguns personagens secundários estão conversando sobre possibilidades da vida e do amor, até que Taiju, um garoto determinado e esforçado, porém não muito inteligente, decide se declarar para o amor de sua vida, Yuzuriha. Após muito tempo guardando estes sentimentos, Taiju toma coragem para externar aquilo que há muito queria contar para ela.


Foi quando, de repente, uma extensa luz esverdeada tomou conta do planeta terra, tornando em pedra humanos e pássaros. Curiosamente, algumas outras espécies de animais sobreviveram ao incidente, que mantém-se como incógnita e fruto de exploração para a obra. Desvendar o que foi este acontecimento natural ou artificial segue como objetivo de Senku e Taiju, que posteriormente, conseguem se libertar da prisão de pedra. O fato é que quando despertam, nada mais era como antes. Milhares de anos haviam se passado e o mundo voltara para a idade pré-histórica.


Dando um novo sentido para o mundo com o poder da ciência

Senku foi o primeiro a acordar do transe. Enquanto Taiju ainda permanecia inerte, Senku começou a trabalhar no projeto de desenvolvimento do universo, algo como um novo mundo. Com sua extrema inteligência, ele usou as engenhosidades científicas como auxílio para realizar diversos trabalhos. Um ponto importante deste anime é que, não somente é interessante ver os desenrolares das invenções, como também boa parte delas são muito explicativas e aplicáveis à vida real. Em alguns pontos, a animação adverte que o apresentado em questão é real e que não se deve repetir as mesmas coisas em casa.


Com a ideologia de ser o novo Adão do mundo, Senku, enfim, pode contar com a ajuda de Taiju, que desperta e começa a trabalhar mutuamente com Senku. Eis o primeiro equilíbrio do novo mundo: Senku com a inteligência e Taiju com o trabalho braçal e a determinação necessária para o avanço da nova civilização. É interessante analisar a forma como o trabalho é distribuído e como as coisas parecem fluir de forma mais rápida e efetiva.


O primeiro desafio do novo mundo

Senku e Taiju juntos eram o suficiente para o desenvolvimento de um novo mundo, mas isso se mostrou falho quando eles se viram rodeados por leões que habitavam aquelas regiões da floresta onde estavam. Somente inteligência e determinação não eram suficientes para amadurecerem e fazer florescer uma civilização do zero. Alguém com uma força descomunal e que pudesse proporcionar segurança também era imprescindível, daí o surgimento de Tsukasa, que foi despertado através de uma fórmula desenvolvida por Senku, após anos de pesquisas e testes.


Por Tsukasa possuir um senso de justiça totalmente opositor ao dos garotos, ele tornou-se uma ameaça. A ideia de Tsukasa era agir de forma seletista quanto as pessoas que iriam ser tragas de volta à vida. Para ele, nem todas mereciam o dom da vida. O mundo que eles conheciam se deteriorou por conta dessas pessoas perversas. Agora, eles tinham uma chance de fazer tudo diferente, e trazer novamente esse tipo de pessoa, seria cometer o mesmo erro duas vezes. Claro que ninguém concordava com ele, por isto a desavença e a rivalidade.


O benefício do entretenimento acompanhado com a compreensão do novo

Sem dúvidas Dr. Stone é um mar de conhecimento. Mesclar uma boa animação com conteúdo não é uma tarefa muito fácil, diga-se de passagem, todavida esta obra consegue este feito. Enquanto a diversão é garantida, enxurrada de conhecimento é jogada para o telespectador, repleto de referências a grandes nomes da ciência, no passo a passo da construção de alguma máquina ou material necessário para tal criação. Existe uma certa complexidade em alguns momentos, onde são usados termos técnicos de específicas áreas de estudo, mas ainda assim mostra o potencial que Dr. Stone carrega consigo. Sem hesitar, digo que está é uma indicação de anime mais do que necessária, principalmente para a galera que é mais chegada na área de exatas.

FICHA TÉCNICA


Nota do crítico: 
★★★★★♡
Título: Dr. Stone
Outros títulos: Dokutā Sutōn
Episódios: 24
Gênero: Aventura, ficção científica
Autor/Organização: Direção: Shinya Iino, Roteiro: Yuichiro Kido
Estúdio: TMS Entertainment
Selo: ------
Ano: Primeiro episódio dia 5 de julho de 2019 - em desenvolvimento
Sinopse: Um dia fatídico, toda a humanidade foi petrificada por um flash ofuscante de luz. Depois de vários milênios, o colegial Taiju desperta e se vê perdido em um mundo de estátuas. No entanto, ele não está sozinho! Seu amigo de ciência Senku está em funcionamento há alguns meses e ele tem um grande plano em mente - para dar início à civilização com o poder da ciência!

Recomendações

8 Comentários

  1. Eu não entendo muito dessa cultura não, confesso. Quando eu era (bem) mais nova, eu assistia Cavaleiros do Zodíaco, depois Dragon Ball. E ficamos por aí. Hoje, por indicação estou assistindo Death Note. E vou aos poucos entendendo um pouquinho dessas coisas.
    Adorei sua dica. Adoro aprender sobre diversos tipos de assuntos e gostos. Abraços

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol.

      Death Note é uma excelentíssima dica para iniciantes nesse universo dos animes. Você vai amar. É quase como o pontapé inicial para definir se você seguirá nessa área ou não. Mas, claro, também não podemos tomar uma obra isolada como parâmetro, mas quem sabe pode funcionar com você.

      Forte abraço!

      Excluir
  2. Olá!
    Tenho que confessar que estou bem por fora dos animes há algum tempo, tanto é que não conhecia este que você citou. Porém, fiquei interessada na sua indicação e quem sabe essa seja uma excelente oportunidade para reviver minha infância/adolescência, que era povoada por animes.
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Milena!

      Dr. Stone é muito bom, recomendo mesmo que você assista ele. Relembrar do passado (as coisas boas, claro) é sempre bom de vez em quando para lembrarmos dos bons tempos que vivemos.

      Forte abraço!

      Excluir
  3. Que demais, eu não conhecia!!!
    Gostei bastante da premissa e agora quero ficar de olho para ver hahahaha

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Clayci.

      Super recomendo o anime, muito bom. Ainda está em lançamento, aproveita e acompanha o semanal.

      Forte abraço!

      Excluir
  4. Olá adorei sua postagem achei bem criativa, nunca li nada desse tipo mais gosto do gênero e fiquei curiosa pela história, espero ler um dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Michelle.

      Na verdade, essa é a adaptação em anime. Mas, se preferir, também tem o mangá. Você pode acompanhar por leitura também. Recomendo a série, é bem divertida e, em alguns pontos, educativa.

      Forte abraço!

      Excluir

Espero que tenha gostado do post de hoje. Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post, e se devo trazer mais deste conteúdo para o blog.

Ahh, e aproveite e deixe seu link, para que nós do AB possamos retribuir sua visita!

Subscribe