BEM: a polarização entre youkais e a cidade corrompida

abril 11, 2020

Imagem por MyAnimelist

O termo youkais, apresentado no título do texto, refere-se a demônios ou criaturas místicas do folclore japonês. Dado esse respaldo para vocês, podemos adentrar ao que realmente interessa: julgar esse primeiro episódio.

Em Bem, somos apresentados à segregação entre esses demônios. Enquanto um lado busca a matança deliberada, a fim de reunir forças para tornar-se mais forte, o outro lado visa a proteção dos humanos. A teoria é que, quanto mais humanos forem salvos, mais as chances deles de se tornarem humanos aumentam. A partir disto, a trama se desenvolve.


A cidade corrompida por ganância e corrupção

O lugar onde a história acontece está repleto de pessoas que tiveram seus ideais deturpados, seja por motivos de querer ter muito dinheiro ou mesmo poder. Cada personagem ali tem seus motivos. Além de perderem essa essência, eles tentam empurrar goela abaixo essa cultura para pessoas que ainda possuem um senso de justiça muito forte e determinado.

Imagem de Stars por Random Curiosity

Ainda que o número de pessoas nesta escala seja alto, existe ainda uma pessoa que não foi atingida por essa ideia, Sonia Summers, uma jovem detetive que não costuma seguir ordens e acaba sendo influenciada por seus próprios instintos. Ela é a esperança da humanidade.


Sonia Summers, a detive determinada

Sonia Summers é o que podemos taxar de senso máximo de justiça. O que não parece certo ou meio termo, lá estará ela julgando de acordo com seus parâmetros judiciais. E, claro, em meio a uma sociedade totalmente não adepta a esse tipo de comportamento, ela é severamente punida verbalmente e sempre alvo de críticas de seus superiores ou mesmo dos demais oficiais da polícia.

Imagem de Stars por Random Curiosity

O fato dela disseminar o certo em meio a um mar de controvérsias parece ser algo errado. É difícil manter uma palavra convicta de justiça quando tudo ao seu redor coopera para o oposto. Mas o papel que Sonia Summers carrega consigo influencia de forma positiva a história, quase como uma lição de moral imprescindível para a trama.


O misterioso homem/demônio que luta pelos humanos

Inicialmente apresentado em sua forma humanoide, mas que posteriormente revela sua verdadeira identidade monstruosa, Bem, um dos protagonistas da série, é o ser que tem como uma crença a salvação máxima de vidas humanas. Não muito elucidado, não ficou claro se esse senso de dever se dá por um gesto altruísta de sua parte ou apenas por pura conveniência e interesses próprios. Ainda assim, mesmo protegendo os humanos e os assegurando da proteção, mesmo que nas sombras, a ostracização é um ponto a ser notado, sendo perceptível na reação das pessoas que são sempre as mesmas. O medo, terror, espanto, não agradecimento. Esses adjetivos refletem um pouco do que eles ganham como retribuição.

Imagem de Cabana do Leitor 

Fato é que ele acaba gerando o bem para ambas as partes ao proteger vidas humanas. Além dele, existem mais dois aliados sobrenaturais que formam uma equipe, sendo ele o líder. Eles são chamados de YŌKAI-NINGEN. Esse nome foi dado pelo outro lado da moeda, os youkais que matam os humanos. Esse outro lado, além de causar o mal para a humanidade, também conspira na captura de Bem e sua equipe.

Qualidade audiovisual do anime e considerações finais

Um dos pontos mais fortes está localizado na trilha sonora do anime. Com uma pegada de jazz menos contemporânea, as cenas recebem um ar mais sofisticado e menos denso do que o gênero do anime propõe. Ainda assim, em cenas que necessitam de uma trilha mais animada, como momentos de ação, o som ambiente também favorece o momento.

Quanto a direção de arte, não surpreende muito, apresentando o trivialismo da animação. Sem cenas marcantes ao ponto de saltarem os olhos ou mesmo contraste de cores e nuances espalhafatosas. O anime trabalha com o simplório dos traços em cenários, personagens e movimentações.

A história, por fim, porém não menos importante, não me agradou muito, mas tende a ter um certo potencial. Algumas lutas presentes neste primeiro episódio mostraram que o anime tem muito ou mais do mesmo relativo ao seu gênero. Parece ser um estilo de história linear, porém com mudanças, oferecendo a aparição de novos monstros a cada novo episódio. Não é extremamente interessante, todavia não deixa de ter seu próprio mérito de desenvolvimento.

FICHA TÉCNICA
Nota do crítico: ★★★☆☆
Título: BEM
Episódios: 12
Gênero: Ação, demônios, sobrenatural
Autor/Organização: Funimation
Estúdio: Produção IG , estúdios LandQ
Ano: 2019
Sinopse: Bem, Bela e Belo são youkai humanóides feios que lutam por justiça. Eles vivem entre os humanos e os protegem do mal youkai. Os três se vêem ostracizados de humanos e outros youkai, mas os três continuam lutando na esperança de um dia se tornarem humanos.
Imagem por MyAnimelist




Recomendações

2 Comentários

  1. Olá!
    Não conhecia esse anime, na verdade não conheço nenhum hahahahah
    Gostei de conhecer aqui em seu blog e pena que não foi como você esperava. Espero que os próximos atinja suas expectativas.
    Beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Uma pena que a história não tenha te agradado tanto assim, eu achei a premissa bem interessante e fiquei curiosa com alguns pontos, mas acredito que no geral eu também não gostaria tanto.

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado do post de hoje. Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post, e se devo trazer mais deste conteúdo para o blog.

Ahh, e aproveite e deixe seu link, para que nós do AB possamos retribuir sua visita!

Subscribe