Resenha #116 - A Ilha dos Dissidentes #1
maio 13, 2019
Bárbara nos apresenta uma distopia com mutantes, protagonizada por Sybil Varuna, uma adolescente órfã que vivia em Kali, uma região de extrema pobreza e zona de guerra entre a União e o Império, porém Sybil resolveu deixar Kali para ir trabalhar numa fazenda de refugiados e na ida para lá, o navio em que estava sofre um naufrágio e ela é a única sobrevivente e por isso então descobre que é uma anômala.
A partir disso a moça é adotada por uma família de anômalos que vive em Pandora, uma cidade para anômalos, já que eles são separados do restante da sociedade e até mesmo para ir a uma cidade de humanos é preciso ter uma autorização e vestir amarelo, que é a cor designada para diferenciá-los. É pois é, eles não são bem vistos, o preconceito é muito óbvio.
Mas como tudo é novo em Pandora, para Sybil, ela se delicia com tudo a sua volta, desde a comida farta até lugar, a escola e como as pessoas vivem, é uma realidade totalmente diferente do que ela vivia em Kali. Ela é acolhida por uma família muito querida e rapidamente faz amigos na escola.
Mas como nem tudo são flores, logo Sybil começa a perceber como os anômalos são tratados, como alguns humanos olham para eles, as placas impedindo a sua entrada em estabelecimentos fora de Pandora e tudo isso vai abrindo sua mente e ainda mais quando ela e seus amigos são escolhidos para uma missão do governo, devido a aula de técnicas especiais da qual eles são alunos.
Muita coisa acontece e apesar de parecer que a trama está indo devagar, não dá pra não querer descobrir o que vai acontecer, é um ponto muito positivo, a história te prende por deixar muitas pontas soltas pelo caminho e ligá-las só bem lá na frente.
Como o livro é escrito em primeira pessoa, narrado pela nossa protagonista Sybil, não conseguimos ver tanto desse mundo distópico quando poderíamos, além de que a personalidade de Sybil não é muito explorada. Os outros personagens tem características peculiares além das suas anomalias, que são bem aleatórias, como ser rápido dentro da água até ter um grito capaz de estourar tímpanos, eles são bem carismáticos e ganham fácil nosso coração.
É prazeroso acompanhar Sybil e seus amigos nessa jornada de luta e descobrimento. As críticas feitas a diversas intolerâncias da sociedade é muito rica durante toda a trama e ao final queremos rapidamente partir para o próximo volume da trilogia.
"Se você for ouvir tudo o que as pessoas esperam de você, vai viver a vida que elas querem... A impressão que elas têm de você não é a verdade. Não é o respeito delas que vai fazer você melhor ou pior! O que os outros acham de você não a define, e sim como você se vê, a forma como pensa de si mesma."
FICHA TÉCNICAAutor/Organização: Bárbara MoraisEditora: GutenbergSelo: ------Páginas: 304Ano: 2013Sinopse: Ser levada para uma cidade especial não estava nos planos de Sybil. Tudo o que ela mais queria era sair de Kali, zona paupérrima da guerra entre a União e o Império do Sol, e não precisar entrar para o exército. Mas ela nunca imaginou que pudesse ser um dos anômalos, um grupo especial de pessoas com mutações genéticas que os fazia ter habilidades sobre-humanas inacreditáveis. Como única sobrevivente de um naufrágio, ela agora irá se juntar a uma família adotiva na maior cidade de mutantes do continente e precisará se adaptar a uma nova realidade. E logo aprenderá que ser diferente pode ser ainda mais difícil que viver em um mundo em guerra.
14 Comentários
Parece ser um livro muito interessante. É no estilo de livro que gosto.
ResponderExcluirÓtimo post!
>>> https://blogjulianarabelo.blog/
Olá Juliana,
ExcluirQue ótimo, é bem interessante mesmo, você vai gostar!
Beijos
Oi Janaína, já li algumas distopias mas esta eu ainda não conhecia. Acho incrível a capacidade dos autores do gênero de criar novos mundos.
ResponderExcluirÓtima resenha
Adorei teu blog, aproveitei para seguir, já que ainda não era seguidora.
Bjos
Vivi
http://duaslivreiras.blogspot.com/
Olá Viviane,
ExcluirSim, eu também fico impressionada. Obrigada pela visita, volte sempre, beijoos
Parece uma distopia misturada com Sci Fi, e ainda mais sendo uma série de uma autora nacional, nossa senhora, preciso muito e pra ontem! Adorei a dica, fiquei super empolgada pra ler!
ResponderExcluirSuas fotos e resenha ficaram sensacionais, adorei!! <3
Ooi Bianca,
ExcluirLeeia e me conte o que achou haha'
Beijos
Eu estou com esse livro parado na estante já faz um tempo e ainda quero dar uma chance para essa leitura (mesmo com a ressalvas). Gostei da premissa <3
ResponderExcluirSai da Minha Lente
Oi Clayci,
ExcluirComece a ler, você vai querer continuar, foi assim comigo.
Beijos
A premissa é interessante, mesmo lembrando outras distopias. Esse é gênero que eu gosto muito de ler, pois sempre traz reflexões sociais muita importante.
ResponderExcluirBeijos
Oi Nilda,
ExcluirRealmente as reflexões que o livro trás são essenciais. Espero que leia. Beijos
Olá!! :)
ResponderExcluirEu confesso que nao conhecia este livro ainda, mas a verdade e que fiquei curioso com a leitura!
Enfim, acho otimo que as pesoangens sejam tao cativantes assim! E a premissa agradou-me muito!
Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com
Ooi,
ExcluirQue bom que curtiu, se começar a ler me conte o que achou. Beijos
Eu adorei a premissa do livro e fiquei bem curiosa, gostei de ver a sua resenha e de poder conhecer um pouco mais sobre a trama, espero poder ler em breve.
ResponderExcluirOoi Beatriz,
ExcluirLeia, você vai gostar, ele te conquista rápido ;)
Beijos
Espero que tenha gostado do post de hoje. Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post, e se devo trazer mais deste conteúdo para o blog.
Ahh, e aproveite e deixe seu link, para que nós do AB possamos retribuir sua visita!