Resenha #123 - A cantiga dos pássaros e das serpentes

outubro 09, 2023

Em novembro de 2023 será lançado o novo filme da franquia de Jogos Vorazes e estamos todos ansiosos para esse acontecimento, por isso trouxe hoje a resenha do livro para dar aquele gostinho até essa estreia que promete.

Em A cantiga dos pássaros e das serpentes conhecemos a história de Coriolanus Snow, o Presidente Snow de Jogos Vorazes. Corio é descendente de uma família de renome, porém falida. Com a guerra sua família perdeu quase tudo e agora tinha que viver de aparências, acumulando dívidas e muitas vezes até passando fome. 

A única chance de Corio é ser o mentor do tributo vencedor, o que pareceu bem difícil quando foi designado para uma garota frágil e fraca, Lucy Gray, a tributo do distrito 12, mas moça é cantora e dona de uma simpatia impressionante, o que logo conquistou o público, mas não só o público… Corio também foi conquistado, ele começa a ver nela uma chance de se tornar o favorito, mesmo que as chances de Lucy sobreviver a arena sejam quase nulas. 

Corio é um jovem inteligente, dedicado aos estudos e que se preocupa muito mesmo com a aparência. Ele fala bem, disfarça bem, consegue esconder seus sentimentos e ludibriar as pessoas a seu favor quando lhe convém. Tudo que ele quer é conseguir uma bolsa para a faculdade e faz de tudo por isso, até ir contra algumas regras. 

Porém, Corio não imaginava simpatizar tanto com sua tributo e passar a se importar não somente com ganhar os jogos, mas com a vida dela. E é bem aqui, que começamos a sentir uma afeição por ele… vai contra os seus princípios eu sei, mas não dá pra evitar. 

Uma coisa interessante sobre a décima edição dos Jogos Vorazes é que os tributos eram tratados como animais, enfiados em um zoológico, sem comida, onde as pessoas podiam ir vê-los e se quisessem, dar comida a eles e Coriolanus se importava com Lucy e queria dar comida a ela, mas não tinha nem pra ele… então ela se apresentava ao público no zoológico, cantando, com o apoio de Corio faziam um show e conseguia alguma comida.  Outra coisa importante, é que os jogos não eram algo a que todos assistiam e muito menos apostavam em tributos, para muitos se passava despercebido. 

Enfim, o que quero dizer com essa resenha é que Suzanne Collins conseguiu nos revelar muito bem a história de Coriolanus Snow, tão bem que em muitos momentos eu passei pano para ele, com remorso, mas passando. Ler um livro que conta a história de alguém que você sabe que é vilão é bem difícil, já que normalmente nós costumamos ser a favor do protagonista, da sua história complicada, coitadinho… Só que nesse caso, não mesmo. 

Eu devorei esse livro, como a trilogia Jogos Vorazes, é uma leitura muito fluida e instigante e estou ansiosa para ver isso nas telonas! 


FICHA TÉCNICA  

Nota do crítico: ★★★
 Título: A cantiga dos pássaros e das serpentes 
 Série: Jogos Vorazes 
 Volume: 4
 Gênero: Fantasia/Distopia 
 Autora: Suzanne Collins 
 Editora: Rocco
 Selo: Jovens Leitores 
 Páginas: 576
 Ano:  2020
 Classificação indicativa: 14 
 Gatilhos: Cobras 
 Adicione a estante: SKOOB
 Compre aqui: AMAZON 

Sinopse: 
É a manhã do dia da colheita que iniciará a décima edição dos Jogos Vorazes. 

Na Capital, o jovem de dezoito anos Coriolanus Snow se prepara para sua oportunidade de glória como um mentor dos Jogos. A outrora importante casa Snow passa por tempos difíceis e o destino dela depende da pequena chance de Coriolanus ser capaz de encantar, enganar e manipular seus colegas estudantes para conseguir mentorar o tributo vencedor. A sorte não está a favor dele. A ele foi dada a tarefa humilhante de mentorar a garota tributo do Distrito 12, o pior dos piores. 

Os destinos dos dois estão agora interligados – toda escolha que Coriolanus fizer pode significar sucesso ou fracasso, triunfo ou ruína. Na arena, a batalha será mortal. Fora da arena, Coriolanus começa a se apegar a já condenada garota tributo... e deverá pesar a necessidade de seguir as regras e o desejo de sobreviver custe o que custar.

 

Recomendações

0 Comentários

Espero que tenha gostado do post de hoje. Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post, e se devo trazer mais deste conteúdo para o blog.

Ahh, e aproveite e deixe seu link, para que nós do AB possamos retribuir sua visita!

Subscribe