Resenha #3 - O caçador de pipas

agosto 03, 2015


Classificação: 
★★★★★
Título: O caçador de pipas
Volume Único
Gênero: Romance
Autor: Khaled Housseini
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 365 
Ano: 2005

Sinopse:

 O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado

Resenha: 

Confesso que quando peguei esse livro pra ler eu não estava muito empolgada e, por isso, demorei um pouco a passar do começo. 

O começo do livro conta basicamente a história de amizade de Amir e Hassan, que convivem juntos desde pequenos. Amir é um garoto órfão de mãe, que vem de uma família bem de vida financeiramente. É um garoto medroso e carente da atenção do pai que não entende o seu jeito de ser. Já Hassan, é um garoto pobre, que como seu pai, trabalha na casa de Amir. Ele é um garoto doce, ingênuo e de um coração puro, que convive com o peso de ser descendente do povo hazaras.

Eles vivem em um lugar onde há discriminações e problemas, principalmente com relação a descendência da pessoas, mas ainda sim, um lugar onde se é possível viver. Os dois sempre estão juntos apesar de suas diferenças de classes. E Hassan sempre está pronto para defender e ajudar Amir, apesar de Amir as vezes se aproveitar da ingenuidade de Hassan.

Contudo, a história começa a se desenrolar mesmo, no campeonato de pipas em que Amir e Hassan se inscrevem. E é a partir daí que eu comecei a me derramar em lágrimas. Mais especificamente, quando um acontecimento acaba por trazer a tona uma descriminação e crueldade sem tamanho. O que acarreta em um peso enorme para esses dois amigos e mais tarde um desencadear de acontecimentos que pode dar a chance de concertar erros do passado. 

Esse livro nos leva a refletir sobre vários aspectos, como por exemplo, é fácil julgar Amir pela sua atitude revoltante, mas no entanto, você o conhece, sabe a história dele, como ele vivia e é ai então que você não sabe o que pensar, já que Hassan é incrivelmente bom e fiel e Amir um garoto que sofre pela falta da mãe e não tem a atenção do pai. Julgar? Defender? 


É isso que faz você terminar esse livro e continuar refletindo, chorando e sorrindo. 



"Por você faria isso mil vezes." 

Acredite, você não vai mais esquecer essa frase tão cheia de significado. Definitivamente vale a pena ler, O caçador de pipas trás uma mensagem na qual todos deveriam parar para refletir. 


Por hoje é isso. Espero que tenham gostado. 



Resenha em conjunto com a Janaína F.

Recomendações

15 Comentários

  1. Esse é um dos meus livros preferidos, chorei em várias partes da minha leitura. O blog tá bem legal, parabéns!

    Meu Blog: CrM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Fico feliz que esteja gostando do blog. :)

      Excluir
  2. Esse livro é demais!! Ótimo post também. Beijos!

    http://textosquenaoseraolidos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adoro demais esse livro - li faz anos mas ainda me trás pensamentos e reflexões. Tenho outros livros do autor aqui e espero ter a mesma experiência positiva.

    Abraço!
    Lupi Literatus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio
      Eu também adorei ler esse livro, chorei rios de lágrimas lendo ele. Futuramente, pretendo tentar ler outros livros do autor também. Depois me conta o que achou das suas leituras ;)
      Beijos!!

      Excluir
  4. Eu não consigo ler esse livro, acho que iria chorar demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu chorei rios de lágrimas lendo ele, mas não me arrependo nem um pouco. A história é incrível.
      Se decidir ler, espero que aproveite a experiência.
      Beijos!!

      Excluir
  5. Olá, tudo bem?

    Eu quero muitoooo ler esse livro, pois já li outra obra do autor e simplesmente amei, pois me marcou profundamente. Pelo que li na sua resenha, um tema relevante é novamente posto em prática e isso me deixa muito feliz. Adorei a sua resenha e vou correndo comprar essa maravilha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice, estou bem e você?
      Fico feliz que tenha gostado da resenha e que tenha decidido comprar e ler o livro. Eu amei ler esse livro e espero também gostar dos outros livros do autor que pretendo ler futuramente.
      Beijos!!

      Excluir
  6. Oie, tudo bom?
    Fiquei curiosa sobre! Sempre ouvi falar, esse livro é bem antigo, assim como o filme. Mas nunca soube nem do que se tratava. Amo livros que tratam de amizade, mas quando um assunto tão delicado como esse é explorado com crianças, aí são lágrimas na certa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, estou bem e você?
      Sim, esse livro é bem antigo, mas acabei lendo ele faz poucos anos e me apaixonei por ele. Tem cenas no livro que são realmente complicadas de se ler e me causaram um grande desconforto, além é claro de me fazer chorar horrores. Mas ainda sim, eu o leria novamente, a mensagem que ele trás é muito bonita. Essa com certeza é uma leitura que te marca.
      Beijos!!

      Excluir
  7. Oi Dayane, obrigado, tanto pelo elogia a resenha quanto ao blog :)
    A história do livro é realmente muito tocante, apesar de achar algumas partes bem pesadas, não me arrependo nem um pouco de ter lido. Essa é uma daquelas histórias que te marcam e que ficam guardadas com você para sempre.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Sempre ouvi falar desse Autor mas ainda não li nenhuma obra dele
    Vou ver se encontro
    Um abraço:
    http://keilyces.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Espero que encontre o livro dele e que aproveite a leitura.
      Beijos!!

      Excluir

Espero que tenha gostado do post de hoje. Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post, e se devo trazer mais deste conteúdo para o blog.

Ahh, e aproveite e deixe seu link, para que nós do AB possamos retribuir sua visita!

Subscribe