Um estudo em dados

janeiro 31, 2018

RPG

O que é? 

 RPG significa, Role Playing Games ou Jogos de interpretação. Basicamente, é um jogo no qual você faz uso da interpretação e imaginação para jogar.

Como funciona?

Os jogadores são divididos em dois grupos, os aventureiros, que deverão criar personagens ou utilizar personagens já feitos em suas aventuras. Estas que são criadas por um Mestre, este sendo o idealizador do mundo e o criador das aventuras. 

Antes que se possam jogar, é preciso de um sistema de jogo, para que saibam as regras e as limitações do que se pode fazer.

Sistemas de jogo:

Existem diversos sistemas de jogo, mas os mais comuns podem ser divididos em dois grandes sistemas, o D20 e o Storytelling

O sistema D20 é de longe o mais famoso por suas aparições em jogos eletrônicos e inspirou até mesmo desenhos, sendo o mais conhecido deles, O Caverna do Dragão (título original sendo Dungeons & Dragons), é completamente inspirado no sistema de mesmo nome. 

Esse sistema funciona na base de um dado de 20 lados, que gera a base do sucesso de cada ação dos personagens, como atacar ou curar. Quanto maior o dado, maior a chance de sucesso da ação.

O mais famoso sistema D20 que há é a série Dungeons & Dragons.
O sistema Storytelling (Contador de história) funciona como o nome diz, mais focado em contar uma determinada história, funcionando com base em vários dados, onde a metade maior determina o sucesso e a menor, o fracasso. Nesses dados, a dificuldade se diz pela quantidade de acertos necessários para que a ação seja concluída. 

 Esse sistema possui algumas vantagens, como ser mais simples que outros, por não precisar de tanto estudo das regras, que muitas vezes são até criadas na hora pelo mestre. 

O mais famosos sistema Storytelling é a série Vampiro, A máscara.  


Recomendações

1 Comentários

  1. Olá Henrique!!!
    Eu até já tentei jogar RPG porém sou uma tragédia ambulante, pois sempre me confundo em relação as regras e sou uma tragédia para qualquer coisa no jogo rsrsrs
    Te juro que já tentei ambos jogos, mas não funcionou comigo mas posso dizer que meus amigos amam demais jogar ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado do post de hoje. Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post, e se devo trazer mais deste conteúdo para o blog.

Ahh, e aproveite e deixe seu link, para que nós do AB possamos retribuir sua visita!

Subscribe