Crítica - Queer Eye

junho 14, 2018


Resolvi assistir essa série pois vi a Nilce, do canal Cadê a Chave, comentando sobre ela em um de seus vídeos. Como a série envolvia, de certa forma, a temática LGBTQ+, e era algo que eu estava interessada em assistir no momento, resolvi dar uma chance.


Queer Eye é um reality show lançado pela Netflix em fevereiro desse ano (2018). Ele se trata de um reboot de Queer Eye for the Straight Guy que estreiou em 2003 na TV norte-americana. Nessa nova versão da série acompanhamos os novos 5 Fabulosos (todos assumidamente homossexuais), compostos por: Antoni Porowski (comida e vinhos); Tan France (moda); Karamo Brown (cultura); Bobby Berk (design); e Jonathan Van Ness (aparência), em suas empreitadas para transformar a vida de um homem diferente a cada episódio.


Queer Eye foi uma excelente surpresa pra mim, pois, além de ser divertida, a série também acaba trazendo assuntos bem interessantes, e importantes, à tona.

A primeira coisa que quero destacar nessa série, são os apresentadores do reality show. Cada um tem a sua personalidade e a sua história de vida, mas todos tem em comum o fato de serem muito "alto astral"(um escândaalooo kkkk), divertidos e muito talentosos no que fazem. Além de que, pelo que pude sentir através dos episódios, é que eles também são pessoas incríveis, muito amorosos.


Eu, particularmente, não sou a maior entusiasta de reality shows. Não estou dizendo que sou contra ou que não assisto, só que não vejo muita utilidade em alguns deles. Tá, eu sei que estou sendo "meio chata" com esse comentário... Acho que o que eu quero dizer é que não gosto de um aspecto de alguns reality shows, onde eles parecem promover e se utilizar de intrigas para ganhar audiência. Isso eu acho chato e desnecessário, fora o fato de alguns deles não ter bem uma utilidade no fim das contas. Não que precise ter. É só a minha opinião.

Enfim... estou divagando demais. Voltando ao assunto... Eu fiz esse comentário porque queria ressaltar que Queer Eye tem uma proposta muito bacana de ajudar os homens selecionados para participar do programa a "voltarem aos trilhos" e melhorarem as suas vidas. Eles não só ajudam a arrumar o espaço onde vivem, a arrumar a aparência e cuidar da saúde, mas também vão a fundo e tentam descobrir a raiz do problema, a descobrir o porque daqueles homens terem chegado a esse ponto de suas vidas, e com isso, os ajudam a enxergar as coisas sob uma outra perspectiva e a realmente mudarem suas atitudes, rumando a um novo recomeço.

Outra coisa que também achei muito legal na série é que, no decorrer dos episódios, além das pessoas cujas vidas estão sendo transformadas, nós também conhecemos mais sobre os apresentadores, suas vidas e os desafios que eles enfrentaram por serem homossexuais. E nisso também entra o que eu achei muito bonito, que foram algumas barreiras sendo quebradas e preconceitos foram "caindo por terra". Não é só porque alguém é religioso, que abominará o homossexualismo. Não é só porque um policial sem escrúpulos atirou em alguém por ser negro, que todos os policiais fazem isso. Não podemos generalizar e colocar todas as pessoas na mesma "caixa". Com esse comentário, gostaria  de deixar um recado... "por favor, tomem cuidado com os esterótipos, tomem cuidado para não formar opiniões e julgamentos de bom ou mal, sem saber ou conhecer mais a pessoa ou a situação."

Acho que a principal mensagem dessa série é o amor. Amar a si mesmo e ao próximo. E também respeito. Todos nós somos diferentes de certa forma, e o mínimo que devemos fazer, na convivência em sociedade, é respeitar essas diferenças.


Queer Eye é uma série divertida, que te arrancará diversos sorrisos. É uma série cativante, que o fará se apegar aos apresentadores e as pessoas que passam pelo programa em cada episódio, de forma que você se emocionará e torcerá junto com eles. E também, é uma série de aprendizado, que não só o fará refletir sobre a sua vida, como trará novos aprendizados e mostrará novas perspectivas de vida.


Bem, finalizando... eu gostaria de deixar a minha GRANDE, ENORME, recomendação para que assistam Queer Eye. E claro, depois me contem o que acharam!!

FICHA TÉCNICA  

   Nota do crítico: ★★★
Título original: Queer Eye
Origem: Estados Unidos
Gênero: Comédia / Reality
Temporadas: 1 (2ª temporada estreia em 15/06)
Episódios: 8 (por temporada)
Duração: 43-49 min (por episódio)
Trailer: Clique Aqui
Direção: David Collins (criador)
Ano: 2018
Sinopse: Nesta versão repaginada do reality show vencedor do Emmy, cinco novos fabulosos dão conselhos sobre moda, gastronomia, cultura e design para homens em apuros.




Recomendações

0 Comentários

Espero que tenha gostado do post de hoje. Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post, e se devo trazer mais deste conteúdo para o blog.

Ahh, e aproveite e deixe seu link, para que nós do AB possamos retribuir sua visita!

Subscribe