Resenha #54 - O Alquimista

dezembro 19, 2016


Classificação:
★★★★
Título: O Alquimista (Edição especial)
Volume Único
Gênero: Ficção
Autor: Paulo Coelho
Editora: Sextante
Páginas: 172
Ano: 2012
Sinopse:

O Alquimista é a mágica história de Santiago, um menino pastor de Andaluz que anseia por viajar em busca do tesouro mais magnífico do mundo. De sua casa na Espanha ele parte para os mercados do Tânger e através do deserto egípcio para um encontro do destino com o alquimista. A história dos tesouros que Santiago encontra ao longo de sua jornada nos ensina, como poucas histórias fizeram, sobre a sabedoria de escutarmos nossos corações, aprendendo a ler os sinais que aparecem ao longo do caminho de nossas vidas e, acima de tudo, a seguir nossos sonhos.

Resenha:
"O rapaz começou a invejar a liberdade do vento e percebeu que poderia ser como ele. Nada o impedia, exceto ele próprio."
Minha experiência com os autores brasileiros sempre foi muito precária, resumia-se aos clássicos (os quais não me agradam) e aos contemporâneos como Carina Rissi e Pauline Alphen (que me fascinam), então esse livro foi meu primeiro contato com o autor Paulo Coelho, e posso dizer a vocês que não me arrependo nem um pouco, aliás até mesmo o recomendo.

O livro lida muito com a filosofia do destino e da existência de uma forma bem simples que prende o leitor a cada página, sua escrita é bem fácil o que faz com que o livro até por ser pequeno seja de rápida leitura, ideal para se recuperar daquela ressaca literária, haha.

É importante dizer antes de começar a contar um pouco sobre a história que o livro é uma adaptação de um conto persa, e por isso não é totalmente original da mente do autor.

Temos início com a apresentação do nosso protagonista, Santiago, e sua rotina como pastor de ovelhas por Andaluz onde ele conhece os melhores pastos. Costuma trocar sempre livros que já leu por novos livros em cada vilarejo/cidadezinha que passa e dorme em celeiros, igrejas e qualquer lugar que possa representar certa segurança, no livro nos é apresentado que o protagonista saiu de casa para seguir seu desejo de viajar, ao contrário do que o pai desejava.

Certo dia enquanto passava por uma cidade, encontra um homem que diz ser rei e fala sobre seu desejo pessoal, e lhe ensina algumas coisas além de convence-lo a ir até as pirâmides atravessando o deserto.

Na minha opinião o livro tem realmente um início a partir deste ponto, mesmo que antes eu já tenha começado a fazer marcações com post-it, haha. Temos muitas frases e passagens interessantes nessa obra, recomendo que estejam sempre com os marcadores por perto para não perder nada.

Santiago passa por muitas dificuldades em sua jornada, mas não se deixa abater por nenhuma delas, mesmo que planeje retornar a Espanha acaba não o fazendo e seguindo em frente com o seu desejo pessoal, o que o leva por grandes aprendizados, a conhecer um velho que abandonou seu desejo, um alquimista em aprendizado, um verdadeiro alquimista e o amor, sim, Santiago encontra uma moça por quem se apaixona, mas esta é uma mulher do deserto que vive para esperar que seu amor retorne, entendendo assim a sua necessidade de partir atrás de seu tesouro. O desfecho do livro deixarei para vocês descobrirem com a leitura, haha. 

Bom, espero que tenham gostado da resenha, é a minha primeira aqui para o blog, me verão com mais frequência por aqui, deixem nos comentários o que acharam, beijos e até a próxima.

Recomendações

0 Comentários

Espero que tenha gostado do post de hoje. Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post, e se devo trazer mais deste conteúdo para o blog.

Ahh, e aproveite e deixe seu link, para que nós do AB possamos retribuir sua visita!

Subscribe