Resenha #71 - Meu pai fala cada m*rda

maio 08, 2017


Classificação:
★★★★
Título: Meu pai fala cala m*rda
Volume Único
Gênero: Humor / Citações / Biografia
Autora: Justin Halpern
Editora: Sextante
Páginas: 144
Ano: 2010

Sinopse:

Aos 28 anos, depois de ser dispensado pela namorada, Justin Halpern volta a morar com o pai, Sam Halpern, de 73 anos. Na infância, Justin morria de medo dele, tão mal-humorado, direto e desbocado que beirava a grossura.

Agora, já adulto, ele passa a admirar a mistura de franqueza e insanidade que caracteriza os comentários e a personalidade do pai, que considera "sábio como Sócrates e até mesmo profético".

Disposto a registrar a sabedoria contida nas tiradas de Sam, Justin cria uma página no Twitter para reunir suas frases malucas e observações ridículas. Em pouco tempo, os devaneios filosóficos do médico aposentado conquistam mais de um milhão de seguidores.

O fenômeno da internet dá origem a um dos livros mais engraçados dos últimos tempos. Tomando como base as pérolas do pai, o filho recria com brilhantismo as memórias da infância e da juventude.

Resenha:

"Extremamente divertido". Acho que essa é uma ótima forma de começar a explicar o que achei desse livro...

"O motivo do meu súbito nervosismo era que pedir um favor ao meu pai se assemelha a defender uma causa perante o Supremo Tribunal. Você precisa expor os fatos com clareza, fazer uma argumentação e citar precedentes de outros casos."

Aos 28 anos, Justin acabou indo morar novamente na casa de seus pais, e nesse meio tempo acabou criando uma conta no twitter, onde ele compartilha as frases que o seu pai fala no dia a  dia. Com o sucesso dessa conta, o Justin recebeu propostas para escrever um livro contando mais sobre a sua história e foi assim que surgiu o Meu pai fala cada m*rda.

Sobre ser provocado"Quer dizer que ele chamou você de bicha? Grande coisa. Não há nada de errado em ser homossexual... Não, não estou dizendo que você é homossexual. Pelo amor de Deus! Estou começando a entender por que esse garoto estava pegando no seu pé."

O livro traz relatos da vida de Justin, desde a sua infância até o momento em que ele acabou tendo que voltar a morar na casa dos seus pais. A cada capítulo somos transportados para alguma memória dele, seja no colégio, faculdade, visita de parentes, relacionamentos, entre outros. E em cada um desses capítulos somos agraciados com a "sabedoria" de seu pai e o seu jeito direto de dizer as coisas. 

Uma coisa que achei bem interessante é que ao final de cada capítulo, cada lembrança contada pelo autor, nos deparamos com diversas frases de seu pai sobre algum assunto específico. Como esses aqui...

Sobre quebrar a janela do vizinho pela terceira vez em um ano"Qual é o seu problema? Esta é a terceira vez. Sabe, a esta altura já estou achando que é culpa do vizinho...Não, não é verdade, a culpa é sua, só estou tentando negar o fato de que meu DNA se envolveu de alguma maneira em algo tão idiota."

Sobre West Hollywood, onde morei no meu primeiro ano em Los Angeles"Parece que tem muitos gays por aqui... Ah, por favor, não quis insinuar nada disso. Acredite em mim, de qualquer maneira, nenhum deles transaria com você. Eles são gays, não cegos."

Sobre o filho do meu irmão ter demorado um pouco para aprender a falar
"Relaxe, quando o bebê falar, falou. Não é que ele saiba a cura do câncer e não esteja revelando."

Basicamente, a história foca no relacionamento do Justin com o seu pai, mas ao decorrer do livro também acabamos conhecendo o resto da família dele como a sua mãe e irmãos.

Contudo, não é só de frases engraçadas, que te arrancam diversas risadas ao decorrer de toda a história, que é constituído o livro, ele também trás histórias interessantes, que fazem com que nos identifiquemos com elas e que muitas vezes até é possível tirar lições de lições de vida desses capítulos.


"As pessoas estão sempre tentando dizer como se sentem. Algumas são diretas e outras falam por meio de suas ações. Você precisa prestar atenção. Não sei o que vai acontecer com sua namorada. Acho que ela deve ser uma boa pessoa e espero que você consiga o que quer. Mas faça-me um favor: ouça e não ignore o que ouvir."

No decorrer do livro me diverti muito com a leitura, ri tanto que algumas pessoas a minha volta podem até ter me achado louca de estar rindo sozinha. Mas apesar disso, não foi a forma hilária e direta com que o pai do Justin trata as coisas que me chamou mais a atenção e sim, o relacionamento dos dois, o amor do Sam pelo seu filho que é visível nessas páginas.

"Você está tentando. Está correndo atrás. Isso é muito importante para mim. Você pode achar que as coisas que faz não significam nada, mas lembre-se que, para mim, elas são importantes, está bem?" 

Vemos o amor do Sam pelo seu filho através de suas críticas, seus conselhos, ensinamentos, preocupações e apoio nas decisões e escolhas que o Justin toma para a sua vida.

"Veja bem, você fala demais e não é a visão mais bonita do mundo, mas eu te amo e quero que as pessoas saibam que, quando é necessário, faço pela minha família o que não faria por mais ninguém."

Enfim, acho que já deu para perceber o quanto eu gostei desse livro e acho que não preciso dizer o quanto eu indico essa leitura. Mas por via das dúvidas... Leiam ele, eu super indico.

Espero que tenham gostado da resenha de hoje. Me contem aqui nos comentários se vocês se interessaram por ler o livro e se já o leram, o que acharam dele.

Até a próxima!!

Recomendações

34 Comentários

  1. Olá!
    Eu estou apaixonada por esse livro!! Ri só de ler as frases. Quero muuuito esse livro, irei colocar na minha lista de leitura, com toda certeza :D

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi mô

      Coloca ele na sua lista sim. O livro é muito divertido :D

      Beijos!!

      Excluir
  2. Oi, Nahh! Já tinha ouvido falar desse livro, mas não tinha lido resenha dele. Pelo visto, parece bem divertido. Eu acho bem bacana quando se tem livros que parecem mais "conversa com o leitor", do que propriamente uma história contada.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucy
      Eu amei ter lido esse livro, ele é perfeito para ler naqueles momentos em que não se quer embarcar em uma história muito densa e quer só se divertir. Eu super recomendo que o leia e se divirta.
      Beijos!!

      Excluir
  3. Adorei, e estou rindo aqui imaginando a leitura. Aliás, pelo título já imaginava uma leitura leve e engraçada. Estou anotando a dica.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosi
      Sim, ri muito durante a leitura desse livro. Inclusive, foi super difícil escolher essas citações no meio de tanta coisa divertida que tem no livro. Espero que goste da leitura e se divirta.
      Beijos!!

      Excluir
  4. Acho que esse livro deve ser super divertido, mesmo. Só pelas citações que você colocou já fiquei bem curiosa!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari
      O livro é super divertido sim, eu adorei a leitura. Que bom que gostou das citações que escolhi, espero que, se decidir ler o livro, você se divirta tanto quanto eu me diverti.
      Beijos!!

      Excluir
  5. Eu achei a ideia do livro bem interessante, só não sei se eu gostaria da leitura, me pareceu ser cansativa em alguns momentos. Mas fiquei curiosa e eu daria uma chance à leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz
      Não sei se você gostaria do livro ou não, mas no meu ponto de visto, achei o livro super divertido. Quanto a ser uma leitura cansativa, acredito que não, pois o autor intercala muito bem os momentos de seriedade com os momentos divertidos e engraçados. E também, não achei os capítulos tão longos assim, então a cada momento revivemos um momento diferente da vida do Justin, sempre tem coisa nova para descobrir e se divertir.
      Beijos!!

      Excluir
  6. Oi, Nah
    Narrativas legais, divertidas e que transmitem lições são as que estou precisando! Anotei a dica. Ótima resenha <3

    Beijinhos,
    Livros que Li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda
      Obrigado. Fico feliz que tenha gostado da indicação. Espero que se divirta com a leitura.
      Beijos!!

      Excluir
  7. Olá!
    Deve ser uma leitura muito boa.
    Espero conseguir ler em breve. Adoro livros com um tom pra nos fazer rir tb.
    Adorei a dica!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Que bom gostou da minha indicação. Espero que aproveite a leitura, ela com certeza será muito divertida, eu garanto kkk
      Beijos!!

      Excluir
  8. Olá!! :)

    Eu não conhecia mesmo o livro mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura, pareceu me bem também!! ahah :)

    Parece engraçado mas so o titulo já indica que algo do género saira dali ahah E pelas frases que li não me parece ma dica mesmo! hehe

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Eu me diverti muito lendo esse livro, valeu super a pena as horas que dediquei para ler ele. Espero que, se decidir ler o livro, também se divirta com a leitura.
      Beijos!!

      Excluir
  9. O pai do autor parece ser espirituoso. Gosto de pessoas assim. Normalmente elas são muito engraçadas. Mas no momento são é um livro que eu gostaria de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nilda
      Sim, acho que pode-se dizer que o pai dele é bem espirituoso, o que torna o livro extremamente divertido kkk
      Que pena que não pretende lê-lo no momento.
      Beijos!!

      Excluir
  10. Oi Amore,

    Que lindeza esse blog... como eu ainda não conhecia..????
    Adorei a resenha e a foto... parabéns pelo capricho...
    Anotei a dica do livro por aqui já!
    Escolheu muito bem os quotes - in love por aqui!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi
      Muito obrigado, fico muito feliz que tenha gostado. Espero que aproveite bastante a leitura do livro e se divirta.
      Beijos!!

      Excluir
  11. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro e pra falar a verdade ele não é algo que eu leria apesar dos elogios.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angélica, estou bem e você?
      Que pena que você não se interessou pelo livro. De qualquer forma, obrigado pela visitinha :)
      Beijos!!

      Excluir
  12. Olá, Nahh! Tudo bem?

    Eu não conhecia esse livro e de cara achei bem interessante o título, a premissa também é legal. Parece ser uma leitura prazerosa. A sua resenha ficou caprichada e o blog acho que é a primeira vez que visito, gostei! Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, estou bem e você?
      Fico feliz que tenha gostado da resenha e do blog. Obrigado pela visita, espero vê-lo por aqui mais vezes ;)
      Beijos!!

      Excluir
  13. Oi Nahh, sua linda, tudo bem?
    Eu fiquei rindo aqui dos dizeres do pai dele. Eu lembrei um pouco daquele filme minha mãe é uma peça, onde o ator também se inspirou no que sua mãe falava para ele. É uma boa dica para dar de presente. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, estou bem e você?
      Eu também me diverti bastante quando eu li essas citações do pai do Justin. E tem razão, não é que lembra mesmo o filme "Minha Mãe é uma Peça"? Interessante kkk...
      Obrigado, fico feliz que tenha gostado da minha resenha
      Beijos!!

      Excluir
  14. Adorei a ideia do livro, muito interessante. Com certeza uma leitura divertida. E é bom ver um livro sobre relacionamento pai e filho, um laço muito bonito e as vezes raro. Gostei muito da usa resenha e da dica de leitura.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana
      O livro é muito divertido, sim, e também é muito legal ver a relação do Justin com o pai dele. Fico feliz que tenha gostado da resenha e da dica.
      Beijos!!

      Excluir
  15. Olá,
    Bateu uma nostalgia aqui, nossa, esse livro estava no catálogo da primeira compra que fiz em uma livraria física e para te falar a verdade eu achei o título bem engraçado, é a primeira resenha que leio dele depois de tantos anos e tipo, pretende ser bem divertido mesmo, vou ver se leio em breve e em breve falo o que achei contigo!

    www.cluaz.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luan
      Que legal a sua lembrança. Espero que se divirta muito com a leitura. Vou esperar você me contar o que achou leitura depois então :D
      Beijos!!

      Excluir
  16. Olá!

    Já comecei a rir só com as frases que você colocou! Minha amiga tinha me indicado há algum tempo, mas acabei esquecendo. Adorei a capa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamila
      Que bom que se divertiu com as frases que selecionei para a resenha e que legal que a sua amiga te indicou o livro, conheço poucas pessoas que o conheçam.
      Beijos!!

      Excluir
  17. Olá!
    De fato parece ser um livro super divertido! Mas confesso que não faz meu tipo de leitura porque não curto o gênero do livro. Mas imagino que seria bem interessante de conferir um pouco dele.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina
      Que pena que você não curte o gênero do livro. De qualquer forma, muito obrigado pela visita :)
      Beijos!!

      Excluir

Espero que tenha gostado do post de hoje. Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post, e se devo trazer mais deste conteúdo para o blog.

Ahh, e aproveite e deixe seu link, para que nós do AB possamos retribuir sua visita!

Subscribe