Resenha #95 - Cartas Secretas Jamais Enviadas

abril 23, 2018


Se tivesse que resumir esse livro em apenas uma palavra, eu diria "Surpreendente", pois ele me surpreendeu, positivamente, de diversas formas.

A primeira surpresa que tive foi ao descobrir a idade da Emily Trunko, que apesar de ser tão nova, já criou projetos maravilhosos. Para quem não sabe, eles se tratam de 2 páginas no Tumblr, uma é a Dear My Blank e a outra é The Last Message Received, sendo que ambas, mais tarde, acabaram dando origem aos livros Cartas Secretas Jamais Enviadas e Últimas Mensagens Recebidas (confira a resenha aqui), respectivamente. 

Ambos os projetos da Emily, são uma forma de ajudar as pessoas a lidar com os seus sentimentos, com as suas dificuldades. De buscar ajuda, conselhos, ou até mesmo, apenas uma forma de extravasar suas emoções.


Neste livro a autora reuniu diversos textos que foram enviados para o tumblr Dear My Blank e os separou em tópicos, como por exemplo: traição, família, perda, amor, amizade, entre outros. Em cada um desses tópicos, a Emily fez um compilado de textos que fala sobre o tema.

A cada página virada do livro, acompanhamos uma nova história, somos levados a compartilhar com o autor do texto (anônimo) uma nova emoção, vivenciar com ele as suas frustrações, suas felicidades... enfim, um pouco da sua vida que ele compartilhou em sua carta/mensagem.


A ideia central das "cartas" é realmente isso, ser uma forma de desabafo, já que, como o nome do livro já diz, são cartas que nunca serão enviadas aos seus destinatários, mais que precisavam ser escritas, pois o autor precisa extravasar esses sentimentos. E elas foram compartilhadas, justamente, porque talvez, só talvez, elas podem servir de ajuda para outras pessoas que estão passando pela mesma situação.

Eu, particularmente, amei o livro por isso, pois os textos são reais, são pessoas que passaram por isso e resolveram compartilhar. São histórias que muitas vezes nos fazem se identificar. São histórias tristes que nos fazem pensar e refletir. São histórias felizes que nos fazem sonhar e querer também compartilhar essa sensação. São histórias de superação, histórias que nos chocam e nos fazem ficar alarmados.

Cada página do livro é uma nova surpresa. Ele é recheado de diversos assuntos, desde amores não correspondidos e confissões, à relatos sobre pessoas próximas que se suicidaram, ou sobre culpa, depressão, e muito mais. 

É realmente uma leitura gratificante!!


Quanto a diagramação e capa, bem... acho que já deu para perceber pelas fotos que o trabalho da editora com o livro foi simplesmente sensacional. Em uma edição em capa dura, bem colorida, variando entre o verde, azul, branco e preto, a editora trabalhou com extremo capricho em cada um dos textos, utilizando-se de diversas imagens e ilustrações, para dar ênfase para cada mensagem/história, além de uma gama de fontes diferentes para dar destaque aos seus textos.


Se até agora você não percebeu, deixarei de forma mais clara que "EU SUPER RECOMENDO a leitura desse livro".

Ahh, e antes de encerrar essa resenha, também gostaria de comentar mais algumas coisas que existem no final desse livro. A primeira é que o livro ainda traz um espaço para que você possa escrever a sua própria carta nele. E caso queira, ainda faz um convite e explica direitinho como fazer para enviar os seus textos para o tumblr Dear My Blank.

E a última coisa, extremamente importante, é que ele traz em suas últimas página, uma página dedicada a passar um recado. Que, se você conhece alguém com depressão, que não exite em ajudar essa pessoa. E ainda, traz alguns telefones e sites para você entrar em contato para obter ajuda.
  
FICHA TÉCNICA  

Nota do crítico: ★★★★★
Título: Cartas Secretas Jamais Enviadas
(Livro cedido pela editora)
Série: ------
Volume: Único
Gênero: Jovem Adulto / Não-Ficção
Autor/Organização: Emily Trunko
Editora: Schwarcz S.A.
Selo: Seguinte
Páginas: 200
Ano: 2018
Sinopse: Você já desejou poder voltar no tempo e dar conselhos para si mesmo? Já quis ter coragem de falar como é forte o amor que sente por alguém? Alguma vez já se perguntou por que uma pessoa importante na sua vida parou de falar com você? A partir de contribuições anônimas, Emily Trunko reuniu nesta coletânea cartas que revelam segredos profundos de quem as escreveu. Afinal, muitas vezes o único jeito de lidar com nossos sentimentos mais intensos — seja um amor incondicional ou uma perda irreparável — é botando tudo no papel. A leitura destas cartas nos permite mergulhar na vida de seus remetentes e, ao mesmo tempo, redescobrir nossa própria história e perceber que, mesmo nos piores momentos, não estamos sozinhos.




Recomendações

0 Comentários

Espero que tenha gostado do post de hoje. Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post, e se devo trazer mais deste conteúdo para o blog.

Ahh, e aproveite e deixe seu link, para que nós do AB possamos retribuir sua visita!

Subscribe