Resenha #98 - Últimas Mensagens Recebidas

maio 21, 2018


Últimas Mensagens Recebidas, assim como o livro Cartas Secretas Jamais Enviadas, é uma organização da jovem Emily Trunko, que com apenas 16 anos de idade já havia criado dois projetos incríveis no tumblr.

Ambas as páginas criadas pela Emily, Dear My Blank e The Last Message Received, se tornaram um ponto de encontro onde diversas pessoas começaram a se reunir para compartilhar as suas histórias e buscar alguma forma de ajuda. E mais tarde, essas mesmas histórias, foram as que acabaram dando origem a esses dois livros.

Para quem ainda não conferiu, já foi publicado aqui no blog a resenha do livro Cartas Secretas Jamais Enviadas. Sugiro que deem uma olhada, pois vale a pena a leitura!!



Sobre as minhas impressões sobre esse livro, devo confessar que não tive muito prazer com a leitura. Mas calma, não estou dizendo que o livro é ruim, pelo contrário, ele é muito bom, trás uma mensagem forte e com toda a certeza, fará com que muitos se identifiquem e provavelmente também servirá de ajuda para muitas pessoas. 

O fato de eu dizer que não tive muito prazer com a leitura, é apenas porque a temática não me agrada muito. Prefiro textos mais leves, mais positivos. Desta forma, durante a leitura, não me senti instigada a ler o livro e devorar as histórias que nele continham, como aconteceu com o outro livro.

Mas é claro, que isso é apenas um gosto meu, e que não tira em nada o mérito da obra, que ao meu ver é incrível. É incrível pois ele trata de um assunto que ninguém tem prazer em falar, que são os "términos", o "fim", mas é um assunto tão importante para ser debatido... Alguns fins são para melhor e outros não conseguimos superar. Alguns fins passam pela nossa vida e os esquecemos, e outros nos marcam profundamente e para toda a vida.

Quando digo que esse livro é incrível, é por que para alguns ele servirá de ajuda e consolo, mostrando que você não está sozinho nesse mundo e que outras pessoas também já passaram por coisas ruins como você. E para outras pessoas (acho que esse é o mais o meu caso), faz você refletir sobre a sua vida e também te dá outras perspectivas, pois, as vezes, só conseguimos compreender "o nosso lado da moeda", apenas os nossos sentimentos.


Com relação a diagramação e capa, o padrão de qualidade é similar ao livro "Cartas Secretas Jamais Enviadas". Aqui a editora também optou por uma edição em capa dura, com folhas coloridas, variando entre o vermelho, roxo, preto e branco. Recheado de imagens, ilustrações e diversas fontes diferentes, que dão ênfase aos textos selecionados para a obra, fica evidente o trabalho impecável que a editora teve para entregar na mão de seus leitores uma obra que fizesse jus ao conteúdo que ela carrega.

... Já ia esquecendo... Antes de encerrar, gostaria de ressaltar aqui que, assim como no livro anterior, este também contém em seu final algumas páginas muito importantes como: um espaço para escrever as suas últimas mensagens recebidas e as histórias por trás delas; um espaço explicando como fazer para enviar os seus textos para o tumblr The Last Message Received; e por fim, um recado no qual diz que, se você conhece alguém com depressão, que não exite em ajudar essa pessoa. E para auxiliá-los nessa tarefa, ainda traz alguns telefones e sites para você entrar em contato para obter ajuda.

FICHA TÉCNICA
  
  

Nota do crítico: ★★★★
Título: Últimas Mensagens Recebidas
(Livro cedido pela editora)
Série: ------
Volume: Único
Gênero: Jovem Adulto / Não-Ficção
Autor/Organização: Emily Trunko
Editora: Schwarcz S.A.
Selo: Seguinte
Páginas: 176
Ano: 2017
Sinopse: Quando uma mensagem é a última, ela pode significar um fim, uma perda, ou até um alívio. E se você fosse o destinatário?
A partir de contribuições anônimas, a jovem Emily Trunko reuniu nesta coletânea mensagens que contam histórias reais sobre os mais variados tipos de despedida: o fim de uma amizade, o término de um relacionamento ou até mesmo um acontecimento trágico que muda a vida do destinatário e do remetente para sempre.
Enviadas por celular, por e-mail ou pelas redes sociais, essas mensagens narram perdas profundas e inspiram muita reflexão. Será que não deveríamos expressar mais o amor que sentimos pelas pessoas enquanto isso ainda é possível? Ou, em alguns casos, nos afastar o quanto antes daquelas que nos fazem mal?



Recomendações

0 Comentários

Espero que tenha gostado do post de hoje. Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post, e se devo trazer mais deste conteúdo para o blog.

Ahh, e aproveite e deixe seu link, para que nós do AB possamos retribuir sua visita!

Subscribe