Golden Boy: a vida é muito mais do que aquilo que está ao alcance dos olhos

junho 14, 2019


Golden Boy é um anime em formato OVA baseado no mangá escrito por Tatsuya Egawa e publicado pela revista japonesa Shueisha. A história conta a vida de um jovem chamado Oe Kintaro, sua bicicleta e as experiências que carrega consigo após cada aventura vivenciada. Totalmente cômico, o anime também inclina-se para um viés apelativo sexual, abordando sobre alguns “relacionamentos” que o personagem constrói com algumas mulheres que surgem no decorrer da trama.

Sinopse da animação

Oe Kintaro é um jovem de 25 anos que decidiu abandonar tudo o que o prendia a uma vida trivial e monótona. Kintaro fazia faculdade, mas estava cansado do que via dia após dia e de como as coisas pareciam permanecer sempre na inércia, então ele decide sair e aproveitar a vida da melhor maneira possível. Com sua bicicleta, ele decide sair Japão a fora para descobrir novas pessoas, novos lugares e aprender um pouco de cada profissão.


Por que Golden Boy desperta em nós o desejo de liberdade?

Acredito que eu não sou o único quando digo que gostaria de sair mundo a fora, sem destino, apenas aproveitando cada momento da minha estadia em lugares exóticos e paradisíacos. Essa sensação de liberdade vivenciada e apresentada por Kintaro, faz com que pensemos que, talvez, esta ideia seja possível.

Kintaro mostrou, diversas vezes, ser bastante competente naquilo que era incumbido a fazer, o que traz à tona outro ponto: a percepção do ponto de vista de cada um sobre uma determinada pessoa. Em alguns trabalhos que Kintaro conseguiu, ele era subestimado por acharem que ele era apenas um vagabundo sem ter o que fazer. Ao final do seu tempo em cada lugar por onde passava, ele saia deixando sua marca, um fragmento de saudade e a prova convicta de sua competência. Isso aguça em nós a sensação de poder ser tudo o que quisermos, basta apenas acreditarmos em nosso potencial.


A lição mais valiosa de Golden Boy

Sobretudo, Kintaro ensina uma lição valiosa nos dias caóticos e distópicos de hoje. Ele apresenta um estilo de vida alternativo, onde não há a necessidade de seguir um paradigma social. Existe uma vida além dessa que conhecemos. Escola, faculdade, empresa. A vida não se restringe somente a isso, e Kintaro faz questão de provar isto nesta animação.


Considerações finais

Por fim, gostaria de externar o quanto eu gosto e admiro este anime. Uma pena ele ser tão curto. Todavia, existem os dois lados: de certa forma é mais prático e rápido, então se pode finalizar sem muita procrastinação. Por outro lado, é curto e o que sobra ao final é a sensação de quero mais. Sendo as alternativas positivas ou não, o que importa é que esse anime deve ser assistido.

FICHA TÉCNICA

Nota do crítico: ★★★★★♡

Título: Golden Boy
Outros títulos: Gōruden Bōi
Episódios: 06
Gênero: Aventura, Comédia sexual
Autor/Organização: Tatsuya Egawa

Estúdio: Production I.G

Selo: ------
Ano: 27 de Out/1995 – 28 de Jun/1996
Sinopse: Kintaro Oe é um rapaz de 25 anos que toma uma estranha decisão. Ao invés de passar sua vida preso em escritórios, tentando estabelecer uma carreira dentro de uma empresa, ele decide viajar pelo Japão pedalando sua bicicleta e fazendo “bicos” aqui e ali.



Recomendações

16 Comentários

  1. Não conhecia e gostei da proposta. Faz tempo que não leio mangás ou me aventuro nos animes e quero voltar a consumir esse conteúdo.
    Acredito que me incomodaria com algumas coisas, conforme sua resenha, mas mesmo com as ressalvas eu pretendo dar uma chance <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma boa obra. Em animes, dependendo de qual estejamos falando, sempre haverá algumas apelações sexuais, mas nesse caso, faça o famoso filtro e retire somente o que é bom, que garanto que tem isso nesta animação. Você vai amar muito o enredo.

      Forte abraço!

      Excluir
  2. nossa faz tanto tempo que eu não assisto anime, quase uns 5 anos kkkk
    Adorei essa dica, eu mesma morro de vontade de sair sem rumo por ai e largar minha vida de professora, uma pena que isso ainda não é possível kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa!!! Você é professora? Já pensei em ser um também, mas sei lá. Dia 26/06 vai sair um texto meu sobre o mangá GTO: Great Teacher Onizuka. É sobre a vida de um professor no Japão. É excelente para você! Não perca, leia. Você vai amar. É um dos meus mangás cômicos favoritos.

      Forte abraço!

      Excluir
  3. Oi Welerson
    Tudo bem?

    Que proposta legal! Um anime curto para nossos dias caoticos. E pelo que entendi, o anime é justamente sobre isso, as coisas boas e leves da vida que estão muitas vezes escondidas por trás das coisas do dia a dia, dormir, acordar, comer, trabalhar, e assim vai ...
    Esse ano eu vim com uma proposta de fazer mais coisas que eu to afim de fazer, sem levar pressao desnecessária, uma praia, um filme com pipoca, essas coisas. Acho que vou assistir esse anime pra me inspirar. Obrigada pela dica !


    Beijos e Cheiros
    http://www.livreando.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida, por si só, já é complicada. Nossa tarefa aqui é exercer uma função facilitadora. É sempre bom explorar coisas novas, encontrar pessoas novas. Esse anime é tudo isso e muito mais, você vai amar a proposta.

      Haverá novas indicações por aqui, fique ligada.
      Forte abraço!

      Excluir
  4. Oi, gostei muito de saber da existência do anime pelo seu post, essa mensagem que ele traz sobre a forma que vivemos e o que realmente é importante em nossas vidas me chamou muito a atenção, já quero conferir a história também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai lá conferir! Não perde tempo! Vale muito a pena. Em quesito de lição de vida, esse é um dos meu favoritos.

      Excluir
  5. Olá,
    Eu total quero ver esse anime agora! ♥
    Gostei da coisa despretensiosa dele querer explorar o país e lógico da mensagem que nem sempre precisamos viver como todos vivem. Vou ver sim!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Debyh. Não irá se arrepender, pode apostar!

      Forte abraço!

      Excluir
  6. Mas que ótima dica! Eu não conhecia o anime ainda e achei muito bacana, vou mandar o link do teu post para o meu irmão poder ver, ele é viciado em animes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode mandar pra ele, ele vai gostar, e você também. Aproveita e apresenta o site para ele também, tem muito conteúdo da hora aqui!

      Forte abraço!

      Excluir
  7. Olá!
    Eu sou pouco conhecedora de animes e mangás, apesar de ter muitos amigos (além do meu namorado mesmo) que são apaixonados. Mas eu sempre ouço alguns nomes e esse me era desconhecido até então. Gostei muito das lições contidas nele e a trama parece ser bem divertida. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disponha pela dica! HIHI
      Cola nesses teus amigos aí e no teu namorado, são pessoas sábias. Fique ligada aqui no blog, sempre tem indicações da hora. Divulgue para seu namorado e esses seus amigos, eles irão gostar.

      Forte abraço!

      Excluir
  8. Nossa faz muito, mas muito tempo que não leio e não assisto nada do gênero e talvez eu recomece por esse graças a sua resenha que é um convite a descobrir que existe vida além das cobranças sociais atuais.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi o motivo deste anime ter me encantado tanto: saber que a vida é muito mais do que cobranças. Comece por ele mesmo. Ainda que não continue demais títulos, vendo esta obra, algo de único você já levará para a vida.

      Forte abraço!

      Excluir

Espero que tenha gostado do post de hoje. Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post, e se devo trazer mais deste conteúdo para o blog.

Ahh, e aproveite e deixe seu link, para que nós do AB possamos retribuir sua visita!

Subscribe