A supremacia da resiliência em Kimetsu no Yaiba

outubro 07, 2019


Kimetsu no Yaiba é um anime da temporada de primavera/2019 que chegou ao fim recentemente, não deixando nenhum ponto a desejar. A história discorre sobre a vida de Tanjiro Kamado e as dificuldades que encontra pelo caminho após vivenciar uma enorme catástrofe.

A distópica visão de sua família

Tanjiro mora um pouco afastado do vilarejo junto com sua família, sua mãe e seus irmãos mais novos. Tudo denotava o passar de um dia comum, assim como todos os outros. Para ajudar em casa, ele vende carvão para os moradores da vila. Quando, pele manhã, ele sai para fazer suas vendas, um imprevisto acontece e ele se vê na obrigação de ter que esperar o amanhecer do outro dia para poder voltar para casa. Nesse intervalo de tempo acontece uma tragédia.


No dia posterior, no caminho de volta para casa, Tanjiro sente cheiro de sangue e, conforme chegava mais perto de sua casa, o cheiro se intensificava. Ao de fato chegar, se depara com sua família envolta num mar de sangue, todos mortos, com exceção de sua irmã, Nezuko Kamado. Embora tenha sobrevivido, Nezuko não era mais humana, ela fora transformada em um Oni (demônio) por um homem chamado Muzan Kibutsuji. A partir deste ponto, Tanjiro se encontra numa situação de vingança e busca por uma maneira de trazer de volta a humanidade Nezuko.

A resiliência de Tanjiro

Após este incidente e muitos ocorridos, Tanjiro encontra-se numa situação onde não há nada mais, exceto aceitação e superação do trauma. A imagem de sua família morta ainda é uma parte dele, mas Nezuko, sua irmã, é uma prioridade maior em sua vida. Ao germinar esse objetivo de trazê-la de volta para o lado humano, Tanjiro precisa superar seu passado e, acima de tudo, sua próprias limitações, como a fraqueza. Para isso, ele começa um árduo treinamento para se tornar um exterminador de onis. Tudo isso ainda visando a captura e erradicação do causador de todo esse caos em sua vida.


É fato que a dificuldade em momentos não muito oportunos refletem um lado do ser humano que evidenciam sua fraqueza. A falta de vontade, a procura pela forma mais fácil e rápida de executar as coisas, também conhecida como padrão default ou mesmo a vontade de permanecer na inércia. Mostrar-se focado ou ser forte o suficiente para adaptar-se às condições menos favoráveis é um processo longo e demorado, as vezes complicado. Existem inúmeras variáveis para que haja esse tipo de comportamento quando as coisas não vão de acordo com o traçado. Em Kimetsu no Yaiba, Tanjiro consegue ser um exemplo perfeito de alguém que possui um mindset que trabalha a construção da resiliência desde sua forma rudimentar até os últimos estágios do processo.


As dificuldades e a determinação que impera sobre ele

A fase de adaptação é o período mais complicado, tendo que conviver com os eventos do passado e, concomitantemente, tendo que trabalhar para superá-los. O que torna Tanjiro um protagonista aceitável e cativante é o simples fato dele passar por todos essas passos. Ele não somente sofre a consequência e logo em seguida a supera. Ele sofre, compreende-a, busca um substitutivo para dar determinação à sua vida e trabalha com todo empenho em prol dele. E nesse processo, ele sente as dificuldades e o peso de ter que suportar cada uma delas.


Kimetsu no Yaiba não é apenas mais uma animação, é uma obra de arte inspiradora e repleta de grandes lições. Aprender o poder da resiliência não só é interessante, como também é uma necessidade de vida. Quanto mais cedo entendermos que mudança e adaptações fazem parte do ciclo da vida, melhores nos tornaremos como pessoas lá na frente, sempre em um constante estado de evolução intrapessoal e, eventualmente interpessoal.

FICHA TÉCNICA

Nota do crítico: ★★★★★♡
Título: Kimetsu no Yaiba
Outros títulos: Demon Slayer
Episódios: 26 ao total (em andamento)
Gênero: Ação, Demônios, Histórico, Shounen, Sobrenatural
Autor/Organização: Aniplex, Shueisha
Estúdio: Ufotable
Selo: ------
Ano: Primeiro episódio dia 06/04 - em desenvolvimento
Sinopse: Desde a morte de seu pai, o fardo de sustentar a família recai sobre os ombros de Tanjirou Kamado. Embora vivendo empobrecidos em uma montanha remota, a família Kamado pode desfrutar de uma vida relativamente pacífica e feliz. Um dia, Tanjirou decide ir até a vila local para ganhar um pouco de dinheiro vendendo carvão. No caminho de volta, a noite cai, forçando Tanjirou a se abrigar na casa de um homem estranho, que o adverte da existência de demônios devoradores de carne que espreitam na floresta à noite. Quando ele finalmente chega em casa no dia seguinte, ele recebe uma visão horrível - toda a sua família foi assassinada. Pior ainda, o único sobrevivente é sua irmã Nezuko, que se transformou em um demônio sedento de sangue. Consumido pela raiva e pelo ódio, Tanjirou jura vingar sua família e ficar com seu único irmão restante. Ao lado do misterioso grupo que se autodenomina Corpo de Extermínio, Tanjirou fará o que for preciso para matar os demônios e proteger os remanescentes da humanidade de sua amada irmã.



Recomendações

0 Comentários

Espero que tenha gostado do post de hoje. Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post, e se devo trazer mais deste conteúdo para o blog.

Ahh, e aproveite e deixe seu link, para que nós do AB possamos retribuir sua visita!

Subscribe