SOBRE O BLOG

PROJETOS AB

Downloads

Divertidamente | Lições que o filme ensina sobre nosso emocional

by - 20.6.20

Imagem do filme Divertidamente via Veja Saúde

Uma animação da Disney que trata o emocional de forma simples e fácil.

Para quem não assistiu, a protagonista é uma garota chamada Riley. Até certo momento, ela se encontra feliz na cidade em que mora com seus pais. Além da conexão familiar, também pratica esportes e cultiva amizades verdadeiras.

Porém, ao completar 11 anos, mudanças bruscas fazem com que sua vida comece a perder o sentido. De repente, a garota se vê confusa diante de um misto de emoções frustrantes e diferentes da habitual alegria que sentiu na maior parte da sua infância.

Por trás dessa dificuldade em se adaptar, estão as suas emoções como personagens que sempre tentaram fazer de tudo para que ela se sentisse feliz na maior parte do tempo. O que esse time acaba descobrindo é que o campo emocional de um ser humano é muito mais complexo e não se resume apenas a nos sentirmos bem.

Baseado nessa historia tiramos algumas das lições que esse filme nos traz:


① Todas as emoções importam

No começo havia uma grande preocupação de manter a garota feliz, bloqueando assim os demais sentimentos, como o medo, a raiva e a tristeza. No entanto, boas coisas também podem surgir das emoções consideradas negativas. Isso porque, elas são capazes de nos fazer refletir sobre nossos medos e nossos erros e assim impulsionar transformações importantes. Muitas vezes os bloqueios acontecem a partir da própria repressão dos adultos, que não sabem lidar com a diversidade emocional das crianças. Não à toa, elas podem acabar se tornando adolescentes que buscam fugas da realidade, como os vícios e as adrenalinas.


② Mudanças são inevitáveis

Emoções intensas são despertadas quando as coisas não acontecem da forma esperada. Uma expectativa não atendida por exemplo, pode trazer à tona o medo, a raiva ou a tristeza. Muitas vezes, um misto de tudo isso. Considerando que não estamos no controle daquilo que nos acontece, é importante que aprendamos a desenvolver um olhar interior. Afinal, apesar de não ser saudável ignorar as emoções, também não se pode deixar ser dominado por elas de forma exagerada.


③ As crises levam ao autoconhecimento

A crise é uma maneira de nos levar ao autoconhecimento e reconhecer padrões que estão por trás do jeito que você reage ao mundo. A emoção é apenas a camada superficial que funciona como sinal de alerta.

Dar a devida atenção a estes sinais e investigá-los mais a fundo é essencial para evoluir enquanto seres humanos. Infelizmente, muitos dos nossos traços de personalidade e atitudes funcionam a partir do inconsciente.

Mesmo que as crises pareçam mais amenas durante a infância, elas já começam a indicar os desafios da adolescência.

Trazê-los à tona por meio do autoconhecimento pode não ser tão simples. Ainda assim, essa é forma de permitir que aos poucos possamos nos libertar das repetições que nos bloqueiam e superar limites.


④ A importância de se expressar            

Mesmo quando você atinge um determinado nível de autoconhecimento, nunca será o bastante caso você não consiga se expressar. Principalmente, com relação as pessoas mais próximas e que influenciam diretamente em seu estado de humor.

Quando você tem algum problema com alguém, é claro que também é preciso respeitar o espaço do outro. Afinal é possível se comunicar de forma verdadeira e objetiva, sem pressões ou julgamentos. Porém, não se pode ignorar que precisamos poder nos abrir uns aos outros e as vezes só precisamos chorar. Até mesmo a alegria precisa ser liberada.


Um filme para toda família e que nos faz repensar que todo sentimento é importante para nosso crescimento emocional, e no caso das crianças para o desenvolvimento de suas personalidades.



Referências: Veja Saúde | Educador 360


Talvez você goste também...

0 Comentários

Espero que tenha gostado do post de hoje. Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post, e se devo trazer mais deste conteúdo para o blog.

Ahh, e aproveite e deixe seu link, para que nós do AB possamos retribuir sua visita!