Dia do Leitor

janeiro 07, 2016


Olá meus queridos leitores

Para quem não sabe, hoje é o Dia do Leitor. Essa é uma data para aqueles que como nós do Abobrinha com Chocolate, adoram ler e se aventurar pelas diversas histórias que os nossos amados escritores nos presenteiam.

O post de hoje tem o intuito de desejar um Feliz Dia do Leitor para todos os amantes da literatura, mas principalmente, tem o intuito de incentivar aqueles que ainda não leem a adquirir o hábito.


ADQUIRINDO O HÁBITO DA LEITURA

Para aqueles que ainda não tem o hábito de ler, lamento informar que não tenho uma fórmula mágica para transforma-los em leitores assíduos. O que eu pretendo fazer é apenas contar pra vocês as minhas experiências, como eu comecei a ler e principalmente mostrá-los que criar o hábito de ler não é só fundamental para a educação, mas também pode ser algo muito prazeroso.

Como adquiri o hábito de ler:
Primeiramente, acho que devo dizer que não leio o tempo todo, não sou do tipo que lê todos os dias. Tem épocas por exemplo, que fico um bom tempo sem ler, mas acredito que o mais importante é gostar realmente de ler e conseguir ler pelo menos alguns livros todos os anos.

Mas vamos deixar de papo furado e vamos a história...

Até mais ou menos um ano e meio eu não gostava de ler e até ficava imaginando como as minhas amigas conseguiam ler tantos livros. Eu cheguei até a tentar várias vezes começar a ler, mas sempre dava no mesmo resultado, eu lia apenas algumas páginas e depois desistia.

Cheguei a desistir de criar o hábito de ler. Apenas via as minhas amigas conversando sobre livros e dizia a mim mesma que isso não era pra mim, que o meu forte era mesmo assistir séries, animes, entre outros.

Mas, eis que eu entrei pra faculdade e conheci minha querida amiga Janaína que aliás tem alguns parafusos faltando como eu kkkk. Nós nos demos bem logo de cara e tínhamos muitas coisas em comum , mas tínhamos algo que queríamos que a outra compartilha-se também. No caso dela, ela gostava muito de ler e  queria que eu também começasse a ler. Já no meu caso, eu amava assistir e queria que ela gostasse de assistir tanto quanto eu.

Como eu já disse antes, nós temos alguns parafusos a menos e por isso decidimos dar um jeito de conseguirmos compartilhar os mesmos gostos que a outra. E foi ai que nós criamos uma aposta.

A aposta duraria 6 meses. Eu teria uma lista de 33 livros para ler e ela uma lista de séries, filmes e animes para assistir.

No começo não foi muito interessante, enrolei bastante para ler os livros, mas depois de um tempo eu acabei encontrando livros muito bons. E percebi o quanto pode ser incrível ler um livro, ser levado a cada história para um lugar diferente, sentir os mesmos sentimentos que os personagens. É realmente uma experiência muito boa.

E com isso, acabei descobrindo também que, ao contrário do que eu pensava, nem sempre assistir um filme é a mesma coisa que ler o livro. Há divergências. As vezes o livro é muito melhor que o filme, as vezes os filmes são melhores que os livros e as vezes, como no caso dos livros do Harry Potter, os filmes podem ser tão bons quanto os livros, apenas com a diferença que nos livros nós temos algumas perspectivas diferentes, como por exemplo, os pensamentos do Harry, que nos filmes nós não conseguimos saber quais são.

Bem... resumindo tudo, eu gostaria de dizer que ler abre um leque de possibilidades, de mundos e fantasias diferentes. E se você se permitir aproveitar isso, você com certeza viverá muitos momentos emocionantes junto com os personagens.

Dica:
Se você quer realmente começar a ler, minha dica é que você não deve criar regras, escolha um livro que realmente te interesse e comece a ler. Não estabeleça prazos. E se acontecer de você não conseguir ou não quiser terminar de ler um livro, então não leia, deixe esse livro pra lá e parta pra outro, uma hora você acabará encontrando um livro de que goste.

Mas lembre-se, o segredo para ler é soltar a imaginação e se deixar envolver pela história, só assim você conseguirá aproveitar ao máximo a leitura.


MEUS LIVROS PREFERIDOS E MINHAS RECOMENDAÇÕES

Dando uma olhada nos livros que tive oportunidade de ler até agora, resolvi fazer uma lista de recomendação, somente com aqueles que mais gostei de ler, para que vocês possam escolher o que mais combina com você e assim iniciar sua leitura.

Tentei fazer uma lista bem diversificada, com gêneros como romance, fantasia, eróticos e chick-lit.
  1.  Harry Potter - J.K. Rowling
  2. O caçador de pipas - Khaled Hosseini
  3. O Melhor de mim - Nicholas Sparks
  4. Um porto seguro - Nicholas Sparks
  5. Super desapegada - Jaqueline de Marco
  6. Série Crossfire - Sylvia Day
  7. Série Sem limites - Abbi Glines
Recomendação iniciantes da leitura
                                                             
Espero que minhas indicações tenham ajudado aqueles que procuravam um livro para começar a ler e também espero que com esse post eu tenha conseguido influenciar alguém a ler.

Não se esqueçam de deixar aqui o seu comentário. Conte-nos a sua experiência, como começou a ler e quais são seus livros preferidos.

Até a próxima!!


Recomendações

4 Comentários

  1. Olá!
    Amo a série Crossfire e Rosemary Beach <3 ótimas indicações.

    Beijão e Feliz dia do leitor!
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Fico feliz que gostou das indicações.

      Bjs e Feliz dia do leitor pra você tbm. :)

      Excluir
  2. Todos nós leitores temos histórias de como adentramos nesse mundo, eu também tive um período onde lia muito pouco e confesso que uma das poucas coisas que me arrependo.

    Ótimo texto e feliz dia do Leitor!

    blogcoisastriviais.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do texto.

      Obrigado pelo seu comentário e Feliz dia do leitor pra você também.
      Bjss

      Excluir

Espero que tenha gostado do post de hoje. Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post, e se devo trazer mais deste conteúdo para o blog.

Ahh, e aproveite e deixe seu link, para que nós do AB possamos retribuir sua visita!

Subscribe