Resenha - Mangá Enigma Volume #1 | Eles foram confinados dentro de um colégio por um inimigo misterioso

maio 08, 2019


Nesta obra, escrita por Kenji Sakaki, acompanhamos a vida de sete alunos do colégio Yuuyami. Em um determinado dia, inesperadamente, esses estudantes acordam dentro da escola sem mais nem menos. Enigma, o vilão central da história, contextualiza para eles o que aconteceu. Basicamente, eles estão presos ali dentro e passarão por vários testes a fim de obterem uma senha que possibilitará a eles a saída do colégio. Há sete senhas para sete alunos. Cada personagem possui uma habilidade especial. Um poder. Essas habilidades serão úteis para eles na hora de desvendar os enigmas lançados pela pessoa misteriosa. Ao final do teste, chamado e-test, o sobrevivente ganhará direito a um desejo, que será realizado pelo próprio Enigma.

O principal problema está nos enigmas insanos propostos pelo vilão. Os jovens alunos terão que se arriscar para poder conseguir essas senhas. Como supracitado, são a quantidade exata de senhas para os alunos, ou seja, caso uma senha se perca ou não consiga solucionar o problema, um deles ficará preso no colégio. No meio desses enigmas, propostas absurdas são oferecidas, desde parar um ventilador com a mão, a decidir entre uma senha ou a morte de um colega. Como se já não fosse o suficiente, uma pessoa chamada Shadow perambula pelos corredores da escola. Há sempre um sinal alertando quando ele está por perto. Uma espécie de sombra consome o lugar e faz com que, quem esteja por perto, desapareça.
"O destino nada mais é do que o resultado de atitudes não tomadas."

Pode-se entender o mangá Enigma como um Mirai Nikki ou Platinum End. As histórias, por mais diferentes que possam ser, de alguma forma se cruzam, já que o cerne encontra-se no objetivo de lutar por sobrevivência e, ao final, restar apenas um. Ao decorrer do plot, é perceptível  que cada um ali dentro possui um desejo, mesmo ele sendo frívolo. O que importa é que esse desejo impulsiona a necessidade de ganhar. Mesmo estudando na mesma escola por um período de tempo considerável, eles praticamente não se conhecem, logo não existe uma total confiança. Sobretudo, eles descobrem que para revelarem os enigmas e conseguirem as senhas, terão que trabalhar juntos.
"Para escaparmos deste confinamento e seguirmos para o futuro, precisaremos da força dos sete."

O mangá possui sete volumes ao total. Para os adeptos a histórias de mistério, questões psicológicas e alguns fragmentos de drama, Enigma é uma boa recomendação. Cada problema é uma nova aventura e um novo desafio para os alunos. A cada obstáculo, os poderes vão sendo apresentados, o que é melhor, de uma forma construtiva. Cada habilidade é útil para o momento.

FICHA TÉCNICA

Nota do crítico: ★★★★★♡
Título: Enigma
Outros títulos: Eniguma
Volume: 1
Capítulos: 7
Gênero: Psicológico, Sobrenatural, Suspense
Autor/Organização: Kenji Sakaki
Editora: JBC
Selo: ------
Páginas: 173
Ano: 13 de Set/2010 – 31 de Out/2011
Sinopse: Sumio Haiba é um estudante colegial de Tokyo com uma interessante habilidade. Ele ocasionalmente adormece e acorda com premonições futuras escritas em seu "Diário dos Sonhos". Com esta habilidade, Sumio ajuda as pessoas com seus problemas antes mesmo que eles aconteçam, até que um dia sua pacífica vida muda completamente. Sumio e alguns amigos são presos na escola por uma entidade maligna chamada Enigma, e são obrigados a participar do "e-test", onde terão 72 horas para desvendar enigmas e passar por provações para poderem sair da escola com vida.



Recomendações

16 Comentários

  1. Eu não costumo ler mangá, na verdade nunca li, mas por falta de oportunidade mesmo. Mas achei super interessante a premissa desse mangá que você falou, acho que vou começar a ler mangá por esse ai, adorei a dica!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente que tenha gostado da review. Quanto a obra, acompanhe, vale muito a pena. Ele está completo em 7 volumes apenas. Para iniciar nesse universo, ele é uma boa escolha. Qualquer dúvida, pode deixar nos comentários, Bianca. Estou à disposição.

      Excluir
  2. Olá Welerson, nunca li mangá, mas por falta de saber o livro certo para comprar, porque vontade eu tenho. Eu adoro mistérios e este mangá parece ser cheio deles. Talvez esteja aí um ótima para eu começar a ler e conhecer o gênero. Vou pesquisar. Obrigada pela dica e tua resenha ficou ótima.
    Bjos
    Vivi
    Blog Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Viviane. Fico muito grato pelo elogio. Quanto ao mangá, Enigma é uma forte recomendação, não vai se arrepender. Fique ligada nos próximos post's, eu farei mais recomendações, uma delas pode te interessar. Precisando, estou à disposição.

      Excluir
  3. Oiii Welerson

    Meu marido ama mangás e histórias que incluem um bom mistério é com ele mesmo. eu nunca li mangás, mas vou deixar sua indicação anotada pra ele, achei a história toda bem legal.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alice. Pode indicar com toda sua força! Ele vai amar esta obra.
      Precisando, estou à disposição.

      Excluir
  4. Eu nunca li mangás. Na verdade quando gosto de algum enredo eu acabo procurando pelo anime, confesso. Esse, em particular, me chamou a atenção. Me lembrou um anime de terror que eu assisti, mas com algumas diferenças gritantes. Vou guardar o nome para assim que surgir uma oportunidade conferi-lo!

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thainá. Guarde-o com carinho e não se esqueça de ler mesmo, em?! Vale muito a pena e, percebendo pelo seu comentário, já é adapta, de certa forma, ao gênero, então vai gostar muito da trama.
      Precisando, estou à disposição.

      Excluir
  5. Oi. Me parece bem legal esse Mangá, em toda a minha vida, só li 1 Mangá em 2013, mas comecei, recentemente a sentir curiosidade no estilo. Gosto de mistérios e questões psicológicas num bom enredo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Poesia na alma. Então este mangá é para você. O roteiro é bem coeso e bem construído. Vai gostar da série. Precisando, estou à disposição.

      Excluir
  6. Oi, tudo bem? Ah, que indicação mais legal. Não lia muito HQ/mangá mas de uns tempos pra cá tem sido bem divertido conhecer outras formas de edição. Valorizo muito o trabalho de ilustradores e toda emoção que eles passam através dos desenhos. Acredito também ser uma forma de atrair aquele público que ainda não tem amor pela leitura como nós. Chama atenção e desperta curiosidade. Com certeza vou procurar para ler. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Erika Monteiro. Esta obra me chamou a atenção e me prendeu logo na sinopse. Quando li o primeiro capítulo, já estava imerso na obra. Este mangá é um bom pontapé inicial para leitura de mangás, como você mesma comentou. Vale muito a pena mesmo. Leia mesmo, em?! Precisando, estou à disposição.

      Excluir
  7. Mas que premissa maravilhosa, eu adorei, achei uma ótima dica! Faz tempos que não leio mangá, mas quero ler esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beatriz! Faz tempo que não lê? COMO ASSIM? INADMISSÍVEL! Brincadeiras a parte, leia Enigma. Pra você que entrou em hiato, essa obra é excelente para te colocar nos trilhos novamente. Forte abraço, precisando, estou à disposição.

      Excluir
  8. Olá, tudo bem?

    Eu confesso que li apenas 1 mangá ma vida, aliás, o volume 1 de um deles. Não me julgue. rs
    Mas achei a premissa desse bem interessante, fiquem curiosa, quem sabe eu consiga adquirir o gosto por mangás ainda...

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana. Tudo bem?! Jamais te julgaria, é normal. Mas estou aqui justamente para aflorar dentro de ti o desejo de continuar a ler mangás. Leia Enigma, você vai amar. Fique de olho nos futuros posts, farei mais recomendações, talvez você possa gostar também. Forte abraço. Precisando, estou à disposição.

      Excluir

Espero que tenha gostado do post de hoje. Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post, e se devo trazer mais deste conteúdo para o blog.

Ahh, e aproveite e deixe seu link, para que nós do AB possamos retribuir sua visita!

Subscribe