Arte sobreposta: a música na fotografia
março 31, 2020
Imagem de Nayara Lima por Canva
Arte: processo criativo que visa expressar emoções e ideias com o objetivo de dar um significado único e diferente para cada obra.
Criatividade, emoções, ideias! A arte instiga, liberta, transforma. Ela tem o poder de nos envolver de uma maneira ímpar, se nos deixarmos ser levados. Arte em suas diversas faces, intercaladas, misturadas, abrangentes! Em apenas uma cabe o universo inteiro e nessa mesma cabem todas as outras.
Hoje vamos nos aprofundar mais na música e o que a mesma pode fazer dentro da fotografia. Nós estamos sempre ouvindo música, seja para animar, para ter o seu momento consigo mesma, para distrair ou como plano de fundo para fazer outras coisas. A verdade é que essa é uma arte natural a nós, a música faz parte de tudo. Mas e quando você ouve algo que te fazer sair da zona de conforto? E quando você sente a música na pele? Muda tudo não é?!
Música na pele nos fazer ir mais profundo dentro da gente e quando isso se torna tão grande que é preciso de mais e mais expressão, é preciso por pra fora. São nesses momentos que eu geralmente uso da escrita para me fazer transbordar, mas dessa vez eu usufrui também de outra das minhas paixões, a fotografia.
Fotografar emoções é o que eu aprecio e isso é extremamente difícil, complexo e carente de muita inspiração, por isso a gente segue tentando. Olhar para um retrato e ver emoção naqueles olhos, naquele gesto, naquela composição, é uma forma de arte muito genuína e isso me preenche de diversas formas.
Recentemente eu me encontrei em uma determinada música e dela saiu escritos intrigantes, mas já não era possível expressar somente em palavras, então eu tentei ser música na fotografia. A música se chama King da Lauren Aquilina, uma música linda que me fez se sentir vulnerável na primeira vez que ouvi e nas vezes seguintes fui descobrindo outros e outros traços de verdade, de emoção, de arte. E é isso que eu queria deixar pra vocês, como a música pode ser transformadora na fotografia, como ela pode dar significado a sentimentos e transformá-los em imagens.

Imagem autoral: Janaína Flores
"Livre-se dos monstros dentro da sua cabeça.
Coloque todas suas falhas para dormir.
Você pode ser rei novamente."

Imagem autoral: Janaína Flores
Um ensaio repleto de músicas que te deixem exposta, que te incitam a se expressar, que fazem seu peito transbordar, é um ensaio que mostra quem você é. A fotografia pode revelar o que há de mais seu, o intrínseco do seu eu. A música sobreposta na fotografia é uma dança leve e fluída.
Vou deixar pra vocês essa música, para ouvir no silêncio do seu eu.
Una o que te faz sentir, carregue a arte de mais arte.
12 Comentários
Olá, tudo bem? Que diferente e bacana essa postagem! Eu amo escutar músicas, quase tudo eu faço escutando músicas (aliás, estou escutando agora mesmo, hahaha). Achei muito bacana isso de transformar a música em fotografias, e ficaram lindas as fotos!
ResponderExcluirBeijos,
Duas Livreiras
Olá Larissa!
ExcluirQue bom que você gostou, eu fiquei bem feliz com essa experiência. Beijos!
Oi Janaína!!
ResponderExcluirEu entendo bem essa sensação de música a flor da pele, tem algumas músicas especiais para mim que me tocam de mais, na verdade muito me toca muito, gosto de fazer tudo ouvindo uma boa música, já fiz alguns ensaios fotográficos com música rolando, mas não um que transmitisse a sensação que a música me trás, talvez seja algo que eu possa fazer num próximo ensaio!
Beijos!
Eita Já Li
Oi Alisson!
ExcluirRealmente vale a pena fazer um ensaio com músicas que te transmitem algo especial, espero que possa fazer, beijos.
Olá!
ResponderExcluirAchei a música e o texto lindos e em perfeita sintonia. Pude sentir daqui tudo que você quis passar sobre a magia da música e da fotografia, e achei isso tão inspirador. Realmente utilizamos a música para tudo, eu gosto de escrever ouvindo alguma playlist que combine com o teor da minha história como também de qualquer outro texto, e isso sempre varia, nada é repetido e nada é por acaso. Adorei constatar isso por aqui!
www.sonhandoatravesdepalavras.com.br
Oi Thainá,
ExcluirFico muito feliz de ter conseguido transmitir isso pra você e te inspirado de alguma forma. Beijos!
Oi, tudo bem? Nossa, adorei a ideia do post! Eu amo fotografia e amo como ela pode nos fazer expressar sentimentos! Se pudesse, eu ouvia música para tudo hahaha. Já uso para trabalhar, cozinhar e ler. Amo, especialmente, música instrumental, amo a trilha sonora do filme A teoria de tudo, é a minha preferida. Quanto à essa música, adorei conhecê-la! Gosto desse tipo de música que é leve, mas que tem uma letra poderosa! Adorei a vulnerabilidade das fotos, acho que conseguiu captar bem a essência da música.
ResponderExcluirLove, Nina.
www.ninaeuma.blogspot.com
Oi Nina,
ExcluirEu também amo música instrumental, principalmente violino. Que bom que gostou da música, ela se tornou muito especial pra mim e fico extremamente feliz que as fotografias tenham conseguido passar essa essência.
Beijos!
Olá, tudo bem? Eu acho que toda forma de arte acaba se transpondo na nossa pele. Eu quase que literalmente, respiro e vivo de música, e ver ela sendo expressada também em forma de fotografia é super interessante. Eu vejo muito isso quando percebo minhas fotos de shows que já fui, onde a linha que os divide é tênue. Adorei esse tipo de postagem, e fotos lindas!
ResponderExcluirBeijos
Oi Ana,
ExcluirCom certeza, a arte é incrível de formas inimagináveis, fico feliz que tenha gostado. Beijos!
Olá, tudo bem por aí?
ResponderExcluirAchei a proposta da postagem muito interessante e adorei! Música, para mim, é uma das melhores formas de arte. Inclusive, estou comentando este post ouvindo música haha quase todas as coisas que faço, são ouvindo música. Sobre a canção da postagem, eu adorei e confesso que ainda não conhecia. Parabéns pelas fotos, ficaram incríveis!
Abraços.
www.acampamentodaleitura.com
Oi Gleydson,
ExcluirObrigada, eu amei fazer essas fotos. E que bom que pude te apresentar essa música. Beijos!
Espero que tenha gostado do post de hoje. Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post, e se devo trazer mais deste conteúdo para o blog.
Ahh, e aproveite e deixe seu link, para que nós do AB possamos retribuir sua visita!